FECHAR

Sem. Ailton de Jesus

1º ano de Teologia

Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária - Camaçari
    Uma das motivações que me impeliram a abraçar com liberdade a vocação sacerdotal é a beleza e o maravilhamento do sacrifício de Cristo, que se traduz na vida do sacerdote que doa a sua vida, se submete livremente a vontade de Deus, deixando de lado seus projetos, planos, desejos e vontades, mortificando a si mesmo e abraçando a cruz. Dispensando os bens e prazeres passageiros para abraçar o que é eterno. Na medida que fui introduzido no seminário pude ver que, ao deixar tudo, tinha tudo que era Deus, d'Ele brota a satisfação que me faz forte na caminhada, pois o tenho sempre diante de meus olhos no centro de minha vida. A Ele me submeto e deixo-me formar. A minha vida já não me pertence a Deus entreguei, e sigo firme, porque o amo. Por isso posso exclamar como o salmista: "Teu amor Senhor, vale mais do que a vida, por isso meus lábios vos louvam".

Sem. Danilo Vasconcelos Ledo

2º ano de Teologia Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária - Camaçari

Em 2011, o encontro com um grupo missionário denominado Chama Viva me fez perceber que a felicidade dependia de minha proximidade com Deus. Daí pra frente, me fiz mais atento ao caminho em direção à santidade. Nesse tempo, tive a oportunidade de ouvir algumas pregações do Padre Roberto Lettieri. Através deste padre, meu amor a Jesus Sacramentado e ao sacerdócio aumentou significativamente. Em 2014 me submeti ao processo vocacional da Diocese de Camaçari e discerni minha vocação ao sacerdócio. Em 2015 entrei no seminário, lugar de profundo amadurecimento.

Sem. Igor Gonçalves

4º ano de Teologia

Paróquia Sagrada Família - Madre de Deus

Através do meu antigo pároco Pe. Nelson e com os trabalhos pastorais em minha paróquia, fui percebendo o chamado de Deus em minha vida para estar mais próximo a Ele. Por intermédio do meu bispo, Dom Petrini, amadureceu-se a vocação ao Sacerdócio. Foi quando em 2012 iniciei os encontros vocacionais e no ano de 2013 entrei no seminário propedêutico.

Sem. Ikaro Matheus

1° ano de Filosofia

Paróquia Senhora Sant'Ana - Camaçari
    Desde que fui crismado, buscava os locais e momentos os quais poderia utilizar os dons que Deus me deu, como forma de serviço e de glorificação Dele, e achava curiosa a missão do padre dentro de sua paróquia. Quanto mais me aprofundava na vida da igreja, mais uma inquietação surgia dentro de mim. Foi necessário um bom momento de discernimento, observando as formas com que Deus me conduzia durante estes momentos de dúvidas, os quais eu pedia sempre por respostas. Através dos encontros vocacionais, vi no sacerdócio a grande oportunidade de oferecer a minha vida a Deus como forma de serviço a Ele é às suas ovelhas, enquanto que, constantemente, busco a superação de meus limites e visando em cada desafio e dificuldade a graça de evoluir cada vez mais.

Sem. José Nilson Palmeira

2º ano de Teologia

Paróquia Senhora Sant'Ana - Camaçari
    Fui chamado pelo Senhor Jesus, no ordinário da vida. No serviço comum do dia-a-dia, rezando com as idosas, inovando com os jovens, ensinando as crianças. Minha vocação é fruto da vida paroquial, com suas alegrias e tristezas, suas novidades e suas necessárias "mesmices". Sou obra de um Cristo simples, da vida de povo simples.

Sem. Juarez Machado

2º ano de Teologia

Paróquia São Sebastião do Passé
    O que me motivou e fez despertar a minha vocação, foi o meu pároco, através do seu testemunho vocacional. Nesse sentido, quando eu ia para as celebrações, eu me sentia encantado, com o meu pároco. Com o passar dos anos eu senti o desejo de ser também igual a ele, foi assim que criei coragem e falei com os meus pais. Eles também foram meus suportes, me apoiando, rezando e torcendo por mim. Tinha muito medo e percebia que eu não estava tão maduro para tomar uma decisão com tamanha seriedade. Mas movido pelas palavras de Jesus dirigidas a Pedro, "Vem e segue-me"(Mt 19, 21), decidi fazer uma nova experiência em minha vida. Portanto, me sentia confiante e convicto de que Jesus me chamava para um estilo de vida no qual eu precisava me entregar totalmente aos outros, com o objetivo de ser "Pescador de homens", e levar todos a conhecê-lo.

Sem. Rodrigo dos Santos

Propedêutico

Paróquia Nossa Senhora da Luz - Simões Filho
    Deus, com sua infinita misericórdia, tem várias formas de chamar e de convencer os corações a seguirem uma vocação. O senhor plantou uma pequena semente do chamado ao sacerdócio em meu coração, e eu, como pobre servo, busco responder com toda alegria a cada dia a esse chamado, que incomoda e arde o coração. O que me impulsiona a seguir essa caminhada, é a certeza de que Deus quer que, enquanto peregrino neste mundo, me sinta feliz e realizado no seu projeto de amor. Assim, rezo como a virgem Maria: “A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

Sem. Tailan Vasconcelos

1º ano de Filosofia

Paróquia Cristo Ressuscitado - Camaçari
    Durante toda a minha vida, sempre fui movido pela busca do significado. Mesmo muito jovem, ia, cada vez mais, percebendo a insuficiência das coisas, nada bastava para o meu coração. Foi então que o Senhor, em seu desígnio de amor, tomou a iniciativa e me interpelou pelo caminho, levando-me a encontrar n'Ele as respostas que eu procurava. A partir deste encontro, cresceu em mim a percepção de que Ele é tudo para o homem e de que não posso mais viver longe de sua presença. O chamado ao sacerdócio veio como uma forma de corresponder aos desejos do meu coração e do coração de Deus que me quer junto d'Ele.