Primeiro Bispo

Dom João Carlos Petrini, é o primeiro bispo da Diocese de Camaçari, nasceu em Fermo, na Itália, em 18 de novembro de 1945. Em maio de 2007, participou da Conferência de Aparecida. É um dos maiores divulgadores do movimento Comunhão e Libertação, do qual faz parte desde o ano de 1965. Formou-se em Ciências Políticas, na Universidade de Perugia-Itália, em março de 1970. Neste mesmo ano, chegou a São Paulo, ainda leigo, como membro de uma equipe missionária da Diocese de Fermo, junto aos padres Tarcísio Carboni (depois Bispo Diocesano de Macerata), Luigino Valentini e Franco Torresi, para um trabalho no Bairro de São Mateus, na época, o último bairro da cidade, na Zona Leste de São Paulo. Estudou Teologia em São Paulo, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção e, em 1974, foi ordenado diácono pelo Cardeal-Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns. Foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, Fermo, em 28 de junho de 1975, por Mons. Cleto Belucci.

Após sua ordenação, retornou ao Brasil, sendo nomeado responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de São Paulo, atividade que manteve até o ano de 1988. Durante os anos em que esteve à frente da Pastoral Universitária, foram criadas comunidades universitária e pós-universitárias, inseridas no mundo do trabalho e da cultura. A pedido do Arcebispo Dom Paulo, fez o mestrado e doutorado em Ciências Sociais, na PUC de São Paulo. Nestes anos, também desempenhou a função de professor na mesma universidade, realizando pesquisas sobre Comunidades de Base e sobre as relações entre religião e sociedade moderna. Em 1989, mudou-se para Salvador, onde foi Reitor do Seminário Propedêutico (de 1990 a 1997) e diretor do Instituto de Teologia da UCSAL (de 2005 a 2009). Em 2004, foi responsável pela criação do Mestrado e Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica de Salvador. Em fevereiro de 2005, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado no dia 10 de março do mesmo ano.

No ano de 2007, participou da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, a convite do Papa Bento XVI. Em 15 de dezembro de 2010, foi nomeado primeiro bispo da então criada Diocese de Camaçari (desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia) e em 19 de fevereiro de 2011, assumiu a Diocese de Camaçari como bispo titular. Foi presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, entre os anos de 2011 e 2015, e presidente do Regional Nordeste III, entre os anos de 2015 e 2019. No ano de 2015, participou do Sínodo da Família, como um dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desde 2008, é o diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, com sede em Salvador/BA.

Ao completar setenta e cinco anos, conforme  o cânon 401 do Código de Direito Canônico ele enviou a carta de renuncia, que foi aceita pelo papa Francisco no dia 27 de outubro de 2021, tornando-se administrado apostólico até a posse do novo bispo.