Biografia

Dom Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).

Exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF de junho de 2019 a outubro de 2021.

Foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o segundo bispo da Diocese de Camaçari no dia 27 de outubro de 2021. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 04 de dezembro de 2021 na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei(MG) e a posse canônica aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022 na Catedral São Thomaz de Cantuária. Seu lema episcopal é “In verbo tuo” – Na tua Palavra (Lc 5,5).

Em outubro de 2023 participou do Sínodo do Sínodo sobre a Sinodalidade no Vaticano, sendo um dos representantes do Episcopado Brasileiro. Em novembro de 2023 foi eleito como presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, que compreende as Arqui/Dioceses da Bahia e Sergipe.

Saiba mais sobre o brasão episcopal : https://www.diocesedecamacari.com.br/noticias/monsenhor-dirceu-apresenta-seu-brasao-e-lema-episcopal-7069