O Senhor fez uma promessa ao profeta Jeremias, de que nunca cessaria de mandar pastores para estar à frente do seu povo; estes pastores, brotarão do seu coração. Essa promessa que Deus fez, se perdura até os nossos tempos. O Senhor nunca deixou de mandar homens que estão dispostos a doar suas vidas em favor do Reino de Deus.
Mas, para antes de serem enviados às comunidades, estes passam por um processo de preparação. Entenda um pouco como funciona a preparação dos futuros padres:
A congregação para o clero, em 2016, apresentou à Igreja a nova configuração para a formação dos futuros padres, levando em consideração tudo aquilo que, ao longo dos anos, a Igreja havia estruturado, mas, pensou-se também, os desafios dos tempos atuais. O documento intitulado Ratio Fundamentalis, traz as seguintes etapas, as quais o candidato deve percorrer ao longo dos 8 anos de formação para o sacerdócio:
Etapa propedêutica - 1 ou 2 anos - Introduzir o candidato à vida do seminário, assentando, assim, sólidas bases para as dimensões a serem trabalhadas.
Etapa do Discipulado - Estudos filosófico - 3 anos - Nesta etapa, já no seminário maior, o candidato é convidado a ficar com Cristo, ouvir a sua palavra e deixar que essa frutifique em sua vida.
Etapa da Configuração - Estudos teológicos - 2 anos - Quando o seminarista inicia os estudos teológicos, ele é chamado a configurar a sua vida a de Cristo, Pastor e Servo, para que assim, sua vida seja um dom para as pessoas.
Etapa de Síntese Vocacional - Conclusão dos estudos teológicos e preparação para as ordens - 2 anos - Aqui, o candidato prepara-se para a conclusão dos estudos, mas é chamado a inserir-se mais diretamente na vida pastoral, a qual, em breve, será enviado de forma definitiva.
Todo esse processo é realizado dentro do seminário, sua estrutura, é mantida pelas doações enviadas pela diocese.
Sendo compromisso de todos ajudar para que tenhamos padres no futuro, servindo e atuando nas comunidades, é que se criou ‘os amigos do seminário’, um grupo de pessoas que, inseridos nas paróquias, tem o compromisso de captar recursos para ajudar na formação dos seminaristas de nossa diocese.

Para se tornar um benfeitor e entrar para essa família, é muito fácil:

1. Pense numa quantia que, mensalmente, você poderá dispor;
2. Preencha este formulário de cadastro ( https://forms.gle/w5M7XnD3VmB7r9pB9 );
3. Aguarde o contato de um dos agentes dos amigos do seminário para lhe passar outras informações;

Além disso, você pode depositar a sua quantia na conta dos amigos do seminário:
Banco: Caixa Econômica?Titular: Associação dos amigos do seminário
Agência: 1051
Conta: 2622-6?Op: 003
Desta forma, você estará contribuindo diretamente para a formação dos futuros padres de sua Igreja!

Texto: Sem. Igor Gonçalves

Referências bibliográficas:
Ratio Fundamentalis - O dom da vocação sacerdotal, congregação para o clero, 2016.
Discurso do papa Francisco aos seminaristas de Roma, 2019.

AJUDE UM SEMINARISTA