Conheça a nossa história

Logo após a fundação da Diocese de Camaçari, desmembrando-se da Arquidiocese de Salvador, foi criado o seminário propedêutico para que os candidatos aos sacerdócio pudessem vivenciar essa primeira etapa do itinerário formativo educacional e vocacional na própria Diocese.

O Seminário Propedêutico foi inaugurado no dia 20 de março de 2012 e ganhou o nome do até então Beato João Paulo II, hoje já Santo, teve Pe.Vilauba Alves como o primeiro reitor, o seminário funcionou pelo período de dois anos na antiga chácara Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Natal, em Camaçari, onde atualmente funciona o Centro Diocesano São João Paulo II.

O papa Francisco, ressalta os três aspectos que se constitui um seminário. Segundo o Sumo Pontífice,
“O Seminário é antes de tudo a casa da oração, onde o Senhor ainda convoca os ‘seus’ em lugar ‘apartado’ para viver uma experiência forte de encontro e de escuta”
Depois, ele precisa ser casa de estudo, pois, “no seminário estuda-se em conjunto para uma missão comum, e isso dá um ‘sabor’ todo especial ao aprendizado da Sagrada Escritura, da teologia, da história, do direito e de cada disciplina”
Por fim, o papa ressalta que o seminário deve ser casa de comunhão, pois, “a caridade pastoral do padre não pode ser acreditável se não for precedida e acompanhada pela fraternidade, primeiro entre os seminaristas e depois entre os presbíteros”.
?Entre os anos de 2014 e 2019 as formações do Seminário Propedêutico aconteceram no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves (CVDL), situado em Salvador no Garcia. Mas, todo o processo de discernimento vocacional continuaram sendo realizados na diocese, através de encontros mensais com o responsável, Pe. Ronaldo Galdino, que juntamente com o bispo Dom João Carlos Petrini, fazem o acompanhamento dos jovens que sentem o desejo de ingressar no seminário.

Em fevereiro de 2020 o Seminário Propedêutico volta a funcionar no antigo endereço onde atualmente é o Centro Diocesano São João Paulo II. Em homenagem ao padroeiro diocesano, passou a se chamar Seminário Propedêutico São Thomaz de Cantuária.

No Seminário Propedêutico acontece a primeira etapa de formação dos seminaristas, no ano de dois mil e vinte, seis novos candidatos viverão essa experiência. Após um ano serão enviados para o Seminário Central São João Maria Vianney, situado na Federação em Salvador, onde atualmente residem seis seminaristas da Diocese de Camaçari.