Padres e Diáconos ordenados
“De fato, todo sumo sacerdote é tomado do meio do povo e representa o povo nas suas relações com Deus” (Hb 5,1)

Pelo sacramento da Ordem, o sacerdote torna-se um legítimo representante de Cristo na Terra, ao presidir a celebração dos sacramentos, ele age in persona Christi, ou seja, na Pessoa de Cristo. Desde a criação da Diocese de Camaçari dez novos sacerdotes foram ordenados, confira quem são eles:

04/08/2012 – Catedral São Thomaz de Cantuária
Pe. Rogério Rosa

28/09/2013 – Paróquia São Sebastião
Pe. Fernando Pereira

30/08/2014 – Paróquia São Sebastião
Pe. Renivaldo Crispim

26/09/2015 – Simões Filho
Pe. Cleomário Soledade
Pe. Edson Queiroz Bahia
Pe. Ronaldo Galdino

15/10/2016 – Terra Nova
Pe. Carlos Fernando Dias
Pe. Marcos Almeida
Pe. Márcio de Oliveira

07/10/2017 – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Dias D´Ávila
Pe. Luiz Felipe Montecinos

Diáconos Permanentes

Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo “carácter” que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez “diácono”, isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade. (CIC 1570).

A primeira ordenação Diaconal foi realizada no dia 25 de outubro de 2014 na Catedral São Thomaz de Cantuária, e foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini. Foram ordenados como diáconos permanentes Corinto Pereira (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Dias D’ávila), Diógenes Farias de Castro (Paróquia São João Batista – Simões Filho), Jorge Evangelista Caldas (Paróquia São Gonçalo – São Francisco do Conde), José Everaldo Bispo da Conceição (Paróquia São Gonçalo – São Francisco do Conde) e Hamilton Rebouças Amorim (Paróquia Nossa Senhora da Luz – Simões Filho).

A Segunda ordenação foi realizada no dia 8 de junho de 2019, na Catedral São Thomaz de Cantuária. Foram ordenados Paulo Sergio Santos (Sagrada Família), Marcelo Pereira Santos (Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Cia), Joselmo de Souza Carvalho (Paróquia São Francisco de Assis), José Conceição e João da Paixão (Paróquia Santa Marcelina), Carmirando Souza Oliveira (Paróquia São Tomé), Sebastião Marques de Souza e Antônio Carlos Tedesco (Quase Paróquia Ascensão do Senhor).

Os diáconos permanentes são homens casados ou celibatários, que decidem seguir a vida de dedicação aos serviços da Igreja. O termo diácono significa serviço. Assim, o Diácono é ordenado para fazer parte do ministério de Cristo que veio para Servir.
Na Liturgia Eucarística o Diácono tem funções próprias como servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Com a ordenação, o Diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero, podendo também ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio.