Igrejas Reformadas
Uma nova identidade é visível na Diocese de Camaçari, uma Igreja que se enche de vida e se renova em seus grupos, pastorais e também em estrutura física. Em cada cidade e paróquia, muitas melhorias foram realizadas e novas comunidades surgiram.

Vamos conferir algumas Igrejas, até centenárias, que foram restauradas e estão em plena atividade:

Igreja São Pedro de Rio Fundo – Terra Nova :
Não há referência à época da construção desta igreja, mas por suas características tipológicas, trata-se de uma construção da segunda metade do século VXIII.

Igreja em Passagem dos Teixeira – Candeias:
A Igreja Nossa Senhora de Nazaré, que estava desgastada, foi restaurada pela comunidade e, atualmente, retornou às suas atividades. A bênção e reativação foi realizada em 2016. A restauração foi feita com apoio da comunidade e incentivo dos padres José Miguel e Pe. Cristhian Vienne.
?Vamos recordar um trecho da homilia do bispo Dom João Carlos Petrini, na celebração dos 225 anos da Igreja, quando também foi entregue para comunidade:
“Esse é grande sinal que a Igreja está viva, espero que se consolide sempre mais esta vida nova, não somente as paredes novas maravilhosa, num lugar fantástico, mas uma vida nova no coração de cada pessoa, cada família, cada rua, para que possamos dizer: nós somos de Deus, pertencemos a Jesus, somos o povo da nova aliança, nós seguimos a Jesus e bebemos da sabedoria do evangelho”.

?Igreja Nossa Senhora do Monte – São Francisco do Conde:
A Igreja Nossa Senhora do monte foi construída no bairro Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde, no século XVII. Foi a primeira do Brasil a receber negros em uma celebração religiosa, e esse é um marco conhecido por historiadores do mundo inteiro. Está situada em área remanescente de quilombo, no ponto mais alto da região, e possui uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.  ?
Por risco de desabamento, a Igreja ficou fechada no período de 2008 a 2016, quando, após restauração do telhado e área externa, foi reaberta para os festejos da padroeira e entregue à comunidade local. Em 2011, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde solicitou, em caráter de urgência, um projeto para restauração da igreja. Em 2012, foi criada a Quase Paróquia Nossa Senhora do Monte compreendendo mais cinco comunidades de distritos de São Francisco do Conde.
Em 18 de abril de 2017, a Igreja foi tombada como Patrimônio Material do Estado da Bahia pelo valor histórico, arquitetônico e cultural que a possui. A restauração da igreja trouxe também vida para o distrito e um novo vigor para toda comunidade.

Igreja São Bento – Monte Gordo:
A Paróquia de São Bento, que fica situada no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, fez uma grande obra para construir uma nova igreja matriz. A capela era pequena e precisava de maiores cuidados, devido à antiga construção. Em dois anos, a Igreja foi reerguida com os esforços do pároco Pe. Luis Carresica e da comunidade local, e totalmente restaurada.
A consagração da Igreja foi realizada em 15 de novembro de 2018, pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

IGREJA MATRIZ PARÓQUIA SENHORA SANTANA?

Sua comunidade também foi restaurada e deseja compartilhar conosco esse momento?
Envie para pascom@diocesedecamacari.com.br e inclua sua comunidade nessa memória.