Centro Diocesano e Cúria
Situado na Rua da Bomba, 302, bairro do Natal, em Camaçari, a tão conhecida Chácara dos Padres se tornou o Centro Diocesano São João Paulo II. O Centro foi totalmente restaurado e, com novas edificações, foi entregue à comunidade no dia 20 de fevereiro de 2016, por ocasião do quinto ano da criação da diocese.

O Centro Diocesano é um espaço de comunhão, que está a serviço das paróquias e pastorais e da comunidade católica.

Neste local, há um complexo com aproximadamente 2.800 m², atualmente com espaços que funcionam com funções distintas, mas com um mesmo objetivo que é atender o povo de Deus em suas necessidades pastorais, formativas e administrativas. São eles o Centro de Pastoral, o Auditório, a Cúria Diocesana, uma capela, além de diversas salas destinadas às pastorais e aos movimentos diocesanos.

No Centro de Pastoral funciona o Curso de Extensão em Teologia Pastoral e a Escola Diaconal. As salas também são usadas para encontros menores. No auditório acontecem encontros de formação e palestras ligadas à Igreja ou de interesse social, tem a capacidade para 200 pessoas, podendo ser ampliado acrescentando cadeiras, conforme a necessidade do encontro.

O prédio anexo, compreende a Cúria Diocesana de Camaçari, que é composta pelos seguintes departamentos, visando atender dignamente as paróquias e outros movimentos que compõem a diocese: Vigário Geral, Economato, Coordenação Diocesana de Pastoral, Câmara Eclesiástica. Há ainda os departamentos de Economia e Administração, Contabilidade e Pessoal, Chancelaria, Patrimônio, Assessoria de Comunicação e Assessoria Jurídica.

No ano de 2018, a Cúria Diocesana sofreu um incêndio acidental no terceiro andar do prédio, com muito esforço e dedicação, já foi totalmente reformado e está em pleno funcionamento.

Em fevereiro de  2020, o seminário propedêutico diocesano, que desde 2014 havia sido transferido para Salvador, voltou a funcionar nas dependências da diocese. Essa etapa de formação, compreende a primeira fase do itinerário formativo dos seminaristas.