Voluntariado: desafio e missão na Pastoral da Criança

shutterstock

Doar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social. Esta é a tarefa do voluntário, compromissado com a causa na qual acredita. O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. Esta data foi criada pelas Nações Unidas em 1985 para incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A Lei do Voluntariado considera o serviço voluntário como ‘atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade’.

Mas o que motiva alguém a ser voluntário? Para Maria Auxiliadora Silva de Abreu, voluntária da Pastoral da Criança há 15 anos, dentre as razões destaca-se o desejo de fazer o bem às pessoas.

Maria Auxiliadora atua como voluntaria da pastoral em cidades da região de Aparecida (SP). “Não é apenas um trabalho voluntário, é mais que isso. É preciso ter o ardor do amor para atuar com carinho juntos às famílias”. :: Saiba como ser voluntário da Pastoral da Criança aqui ::

Ela explicou que a atuação na pastoral é sempre um desafio. “Nós visitamos famílias e nos reunimos mensalmente para a ‘Celebração da Vida’, momento muito importante onde é feita a pesagem das crianças de 0 a 6 anos e o acompanhamento das mães grávidas”, afirmou.

Maria Auxiliadora esclareceu ainda que a desnutrição das crianças já não é mais o maior desafio da Pastoral na sua região, agora é preciso também combater a obesidade dos pequeninos. Conheça mais sobre a atuação da Pastoral.

A equipe que trabalha junto com Maria Auxiliadora é de 180 voluntários e 80 pessoas no apoio. Todos os voluntários da Pastoral da Criança passam por uma capacitação. Saiba como ser voluntário aqui. “Ainda precisamos de muitas pessoas engajadas para ser voluntários e trabalhar principalmente na periferia das cidades”, destacou.

Voluntariado: a força da Pastoral da Criança

Pastoral da Criança Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é uma grande rede de voluntariado que se dedica à melhoria da qualidade de vida das gestantes, crianças e famílias brasileiras.

Qual é a importância dos voluntários para a Pastoral da Criança?

Segundo a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Veneranda Alencar, os voluntários são a base da Pastoral da Criança, são eles que realizam o trabalho fantástico em todo o Brasil e no exterior, voluntariamente. “São pessoas amadas e escolhidas por Deus, que aceitam a missão de levar vida e esperança a todos, com prioridade aos irmãos mais empobrecidos de nossas comunidades”.

O Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários, segundo o estudo realizado pela organização britânica Charities Aid Foundation – CAF, o ‘World Giving Index 2012 – A global view of giving trends’.

A pesquisa mostra que o Brasil, embora ocupe apenas a 83ª posição no ranking dos países mais generosos em doações (liderado pela Austrália), está entre os dez países com o maior número de voluntários - cerca de 18 milhões.

Fonte : A12.com

Publicado : 05/12/2017