Vocação sacerdotal: um dom a serviço da vida

O que é ser padre hoje? O padre é um homem que, de forma generosa, soube ouvir o apelo de Deus e colocou-se todo inteiro a serviço do seu povo. Para isso, recebeu da Igreja Católica o Sacramento da Ordem.

"Ser padre é gastar-se gratuita, alegre e generosamente a cada dia como dom a serviço da vida"

Enviado para evangelizar o povo de Deus numa determinada comunidade, presta um serviço gratuito, dando um novo sentido à vida das pessoas por meio da celebração eucarística.

Ser padre é assumir a missão de Jesus, de ser o Bom Pastor para as suas ovelhas, para apascentar aqueles que estão necessitados de resgate, de cura, de libertação, de orientação, de luz.

Ser padre é ser pai. É aquele que tem uma orientação, uma proposta de vida, um rumo seguro a indicar. Esse pai não foge quando há perigo para a vida dos filhos, não os deixa órfãos, mas é capaz até de dar a própria vida para que vivam.

O padre é um homem de profunda intimidade com o Senhor, que se lança pela fé, ao serviço do povo de Deus.

Ser padre é ser sacerdote. A palavra sacerdote, em sua origem, já indica esse sentido: saciar dos dons do céu, alimentar da graça de Deus. Trata-se de satisfazer a fome do alimento espiritual.

Por meio da celebração eucarística, o padre alimenta o seu povo para que continue sua peregrinação aqui na terra nutrido com o alimento do Corpo e Sangue do Senhor, alimento que traz nova esperança, impulsiona para enfrentar os desafios da vida e nos salva.

Fonte : A12.com Publicado : 04/08/2016