VIVA SÃO JOÃO : ENTENDA O SIGNIFICADO DOS FESTEJOS JUNINOS

Em todo nordeste o mês de Junho é marcado pelas festas populares e tem o seu maior padroeiro São João Batista.  Ele teve como missão preparar o mundo para a vinda do Salvador, seu primo Jesus Cristo.

O dia 24 de junho é marcado especialmente por ser o nascimento de João Batista. O maior elogio feito a ele saiu da boca do próprio Jesus quando afirmou que "Entre os nascidos de mulher, não existe profeta maior que João Batista” (Mt 11,11).  Nesse período é inverno no hemisfério sul, as festas juninas são marcadas por símbolos que aquecem o coração:

MÚSICAS

Em junho o forró é certo, esse período é marcado pelas músicas regionais, sertanejo, o autentico forró pé de serra, quadrilhas e ritmos tradicionais.  A festa de São João leva muita alegria no Brasil.

ACENDER FOGUEIRAS

Além da música, a fogueira também está sempre presente, a tradição mais antiga relata que Isabel acendeu uma fogueira sobre um monte para anunciar à sua prima Maria sobre o nascimento do seu filho João Batista, o próprio nascimento é visto como um milagre já que Izabel e Sacarias já eram idosos quando conceberam um filho.  O fogo também é associado a ele que batizava as pessoas nas águas e dizia que viria àquele que batizaria com o fogo do Espírito Santo, Jesus Cristo.

COMIDAS TÍPICAS

Os meses de junho e julho marcam o período da colheita, na véspera do dia de São João, em especial no nordeste do Brasil, as famílias, amigos e vizinhos se reúnem para festejar com os alimentos da época como laranja, milho, amendoim e derivados. A data do nascimento de João Batista foi fixada no período de seis meses antes do nascimento de Jesus. E a prática das comidas típicas remete à ceia natalina, mas nesse caso o nascimento de João.

Os festejos juninos remetem a um tempo fraterno, de alegria, da boa gastronomia e músicas alegres.  Já que é São João aproveite para celebrar a amizade, reunir os amigos e familiares, deixar de lado o virtual e celebrar a vida com abraços e sorrisos.

Feliz São João!

Publicado : 21/06/2018