Texto base da Campanha da Fraternidade é apresentado em Seminário Diocesano

Com objetivo de apresentar e aprofundar sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema "Fraternidade e vida : Dom e compromisso" e lema "Viu sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34), que aconteceu na manhã desse sábado (29) o Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade.

O encontro foi realizado no Centro Diocesano São João Paulo II e reuniu leigos, seminaristas, religiosos, diáconos, sacerdotes para aprofundamento da Campanha que tem como inspiração o testemunho de Santa Dulce dos Pobres. Logo na abertura o bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, destacou a importância da temática, que tem características que nos leva a sair do comodismo e dar um passo de compromisso e solidariedade em favor do próximo, assim como Jesus somos chamado a olhar, servir e cuidar "Precisamos de um olhar semelhante ao Dele, que não foge, não passa apressadamente", disse.

O tema principal do Seminário foi apresentada pela Irmã Pity, da Congregação Franciscana da Imaculada, ela explanou o texto base com seu objetivo principal que é apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos de compaixão, ternura e cuidado para com o próximo.

O Coordenador diocesano de Pastoral Pe. Carlos Fernando Dias apresentou como deve por em prática essa atitude de solidariedade e cuidado. "A Campanha da Fraternidade não é apenas social, mas missionária, impregnada do cristo que olha, sente e cuida\", disse. Também ressaltou a importância de criar ambientes humanizados, de acolhida e aproximação com a comunidade, favorecendo tempos fraternos, centros de escutas e de prevenção ao suicídio, preparando os agentes para que possam identificar sinais que apontem para o risco a vida.

Por : Kivia Matos