Subsídio “Hora da Família” direciona trabalhos da Semana Nacional da Família

A Comissão  oferece para a Semana nacional da Família 2012 o subsídio “Hora da Família” 2012 para ser um instrumento eficaz, para ser usado durante todo o ano, em especial, na Semana Nacional da Família, para introduzir a reflexão e celebração sobre o tema da família na dimensão do trabalho e na festa. O periódico foi elaborado a partir das catequeses do Encontro Mundial das Famílias com o Papa Bento XVI em Milão, na Itália, realizado nos dias 30 de maio a 03 de junho.   De acordo com o subsídio, Família, trabalho e festa são um trinômio que começa com a família, para compartilhá-la com o mundo. O trabalho e a festa são modos como a família ocupa o “espaço” social e vive o “tempo” humano. O tema coloca em evidência o casal homem-mulher junto ao seu estilo de vida: o modo de viver os relacionamentos (a família), de habitar o mundo (o trabalho) e de humanizar o tempo (a festa).   Segundo o assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, “o objetivo do tema é pensar na família como ‘patrimônio da humanidade’ sugerindo, assim, a ideia que a família é patrimônio de todos, contribuindo universalmente para a humanização da existência”.   O periódico é um instrumento para que, por meio de reuniões familiares e de grupos, em todos os ambientes, se aprofunde a reflexão sobre o valor único e próprio da família e o bem que ela representa para cada pessoa e para a sociedade. A partir do tema do Encontro Mundial da Família – ‘Família: trabalho e festa’ –, três grupos são divididos para aprofundamento e reflexão.   A primeira subdivisão trata da ‘família’ (A família gera a vida; A família e a superação das dificuldade; A família geradora de uma sociedade justa e fraterna). A segunda aborda o ‘trabalho’ (O trabalho  na família; O trabalho, recurso para a família; O trabalho, desafio para a família). E por fim, a terceira divisão traz a ‘festa’ (A festa, tempo para a família; A festa, tempo para o Senhor; A festa, tempo para a comunidade). Os três grupos são introduzidos por uma catequese sobre o estilo de vida familiar (O segredo de Nazaré). “Os temas desejam iluminar a união entre a vivência familiar e a vida quotidiana na sociedade e no mundo pelo trabalho e pela festa”, explica padre Wladimir.   O assessor ainda esclarece que mesmo que cada encontro traga um tema e textos específicos focados na temática do Encontro Mundial da Família, as famílias e grupos podem ampliar ou mesmo criar outros temas. Um dos intuitos é promover reuniões que agrupem todos os membros da família, desde as crianças até aos mais idosos e que todos se sintam incluídos e valorizados.   “O importante é possibilitar a família celebrar o trabalho e a festa, através de iniciativas próprias, como palestras, encontros, seminários de estudos e fóruns de debates. É recomendável que se formem grupos de famílias vizinhas, de uma comunidade, de uma quadra, rua, escola, grupos de oração, de ambientes de trabalho, de escolas e outros, para que haja momentos de reflexão e celebração e também momentos alegres e festivos”, sugere padre Wladimir.   Na Semana Nacional da Família são de grande valor as celebrações da Eucaristia, cultos ecumênicos, bênçãos das casas. Também é oportuno dar destaques especiais, às celebrações como as ‘Bodas de Prata’ ou ‘Bodas de Ouro’ de casais que as comemoram ao longo do ano, também legitimar casamentos, por meio da renovação dos compromissos matrimoniais.   Durante Semana Nacional da Família, outras questões de grande relevância são valorizar os idosos na família; promover noites de talentos com os jovens e crianças; valorizar todos os laços familiares nas celebrações. “Para isso, é importante estabelecer proximidade com as equipes de liturgia, catequese, dimensões missionária, jovens, ecumênica e outras”, lembra o assessor.   “Ainda, como sugestões, destacamos as celebrações conjuntas precedidas de carreatas e com grandes concentrações; missas de abertura e de encerramento da Semana Nacional da Família nas Catedrais, nos Estádios, Ginásios de Esportes, Setores, Áreas, Vicariatos, Foranias, Paróquias e outras”.   Um dos grandes desafios da Semana Nacional da Família será de valorizar a presença dos filhos, dos jovens, como propósito de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013.

Texto: CNBB

Publicado em 13/08/2012