Heriks Trabuco
Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade reforça a importância  da educação

Para levar ao debate público o tema da educação como meio de transformação e responsabilidade social que aconteceu na manhã desta quarta-feira(30), uma Sessão Especial sobre a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Educação”. A sessão aconteceu no plenário da Câmara de vereadores de Camaçari com a presença dos vereadores, profissionais da educação, representantes das comunidades paroquiais e da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária, sacerdotes e diácono e o bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

Logo no início da sessão as crianças da Associação Padre Paulo Tonucci  (APITO) fizeram uma apresentação musical levando alegria e resgatando a importância da infância.

Após a abertura, Dom Dirceu foi convidado para falar no plenário e apresentou a proposta da Campanha da Fraternidade que iniciou em 1964, “A Campanha da Fraternidade é realizada no período da quaresma para olhar atentamente para alguma realidade existencial ou social que tocasse a vida das pessoas à luz do evangelho, da palavra de Deus”, disse.

Ele também recordou a tradição da educação no Brasil que iniciou com os jesuítas e a importância de ter um olhar para o ensino e educação com o olhar de Jesus. E reforçou a importância do respeito, do diálogo e um olhar integral para pessoa humana, “Educar não é só construir conhecimento é preparar o outro para a vida”.

Também fizeram o uso da palavra a presidente da  APITO, Délia Boninsegna, a professora da rede estadual de educação, Kadja Grimaldi e a Professora Maria Luiza d’errico e os vereadores presentes.

Como gesto concreto da sessão foram doados para a Apito e para Diocese de Camaçari, cadernos que serão distribuídos para os alunos.