Seminário sobre a Campanha da Fraternidade desperta consciência sobre a importância das Políticas Públicas

Em preparação ao que será trabalhado durante todo o tempo quaresmal, que neste sábado (16) aconteceu o Seminário diocesano sobre a Campanha da Fraternidade (CF) com o tema “Fraternidades e Políticas Públicas”.

O encontro, que aconteceu no Centro Diocesano São João Paulo II foi orientado pelo Sociólogo Profº Dr. Camilo Santa Bárbara, que vê o encontro como uma oportunidade para a comunidade se conscientizar do seu papel na sociedade, pois “ Gera uma consciência sobre a importância das políticas públicas. Não apenas cobrar, mas participar da criação, discussão, implementação e fiscalização das políticas”.

No segundo momento do seminário, a Profª e Vice-prefeita de Candeias Márcia Gomes, que representou a Diocese de Camaçari no encontro do Regional NE3 sobre a CF, compartilhou a experiência vivida durante a formação e ressaltou a importância das comunidades de base para a construção de políticas, que devem ser avaliadas sempre no âmbito local, exaltando a relevância de criar as associações de bairros e grêmios estudantis para lutar pelos direitos da comunidade. Ela ressaltou também o papel fundamental de vida na Igreja que a levou até um cargo público.

A CF que a cada ano é proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  é, segundo Dom Petrini, “uma preocupação em fortalecer a vida fraterna respondendo aos problemas que fazem parte da vida da sociedade” .

Durante o encontro também foi realizado um momento de perguntas e trocas de experiências sobre as políticas públicas.

[gallery link="file" order="DESC" columns="4" orderby="post_date"]

Fotos : Everaldo Lins