Siga-nos nas redes sociais:

 
Seminário Diocesano sobre a campanha da fraternidade reflete sobre a superação da violência

  A Diocese de Camaçari realizou neste sábado (17/02)  o Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade 2018 que neste ano tem como tema "Fraternidade e superação da violência" e lema "Em Cristo somos todos irmãos" (Mt 23,8). O encontro contou com a presença de leigos, lideranças, sacerdotes e religiosos da Diocese de Camaçari.   Ao tratar o tema "Superação da violência" a CF aborda uma questão grave e presente no cotidiano, situações essas que atentam contar a paz e a dignidade da pessoa humana. Durante o seminário foram apresentados as estatísticas alarmantes da violência no Brasil, que supera o as estatísticas da violência em regiões que vivem guerras, e também foi apresentado sobre a realidade local que revela municípios como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas como um dos mais violentos do país.  

Durante o encontro Dom João Carlos Petrini, bispo da Diocese de Camaçari, falou sobre a difícil realidade em que estamos inseridos mas também que é necessário criar vínculos fraternos e ter sentimento de pertença para superar a violência "se desejamos ardentemente viver em ambientes de paz, devemos não somente planejar como combater os atos de violência, mas devemos cuidar dos nossos corações, para corrigir os ímpetos de ira, os sentimentos de ódio, os impulsos de vingança, as atitudes de raiva e segurar as palavras venenosas, as atitudes agressivas. Mas isto pode acontecer somente se substituímos esses sentimentos e ímpetos que conduzem à violência com outros sentimentos mais positivos: acolhimento, estima, valorização da outra pessoa, paciência com o outro, perdão, misericórdia, caridade fraterna". 

Caminhos de como superar a violência e a busca da paz serão o foco das atividades da CF, que conforme anunciado por Dom Petrini, no dia 06 de maio será realizado nos  oito municípios da Diocese de Camaçari ( Camaçari, Dias d´ávila, Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Terra Nova)  um "Dia da Paz", onde serão convidadas a sociedade civil, escolas, religiões evangélicas e a comunidade em gera em busca do objetivo comum  para refletir e promover a paz.

 
CAMPANHA DA FRATERNIDADE A Igreja Católica do Brasil propõe a cada ano a Campanha da Fraternidade (CF),  durante o período da Quaresma (14 de fevereiro a 29 de março neste ano), que tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve todos nós, buscando assim uma solução para resolver esse determinado problema. O Tema da Campanha da Fraternidade em 2018 é: “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). A proposta da Campanha da Fraternidade deste ano é vencer a cultura do ódio e da violência, tão forte na sociedade atualmente, a partir da proclamação de que em Cristo somos todos irmãos, filhos de um único Pai. É somente a partir desse reconhecimento de irmandade que podemos ser sujeitos na construção de outra cultura, de fraternidade e de paz.

Publicado : 19/02/2018

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados