Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade acontece neste sábado (11)

Diocese de Camaçari promove Seminário sobre “Os  Biomas Brasileiros e defesa da vida”

A defesa do meio ambiente e a preservação da Vida é também uma preocupação da Igreja Católica,  com esse intuito a Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15).  A Diocese de Camaçari promove no próximo sábado (11/02) um Seminário formativo tendo como base o texto da Campanha da Fraternidade, visando assim dá suporte às paróquias, agentes de pastorais, movimentos e novas comunidades que durante a quaresma farão atividades voltadas para essa temática. Pessoas que tem interesse no assunto também devem participar.

O Seminário será realizado no Centro Diocesano São João Paulo II de 08h às 12h e terá como orientador Rodrigo Dias, da Diocese de Ilhéus. As inscrições poderão ser realizadas  antecipadamente nas paróquias ou ainda no local do encontro e tem uma taxa de R$5,00.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Igreja Católica realiza todos os anos a Campanha da Fraternidade. Essa Campanha envolve as comunidades com ações pastorais em todo o país. Ela é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade. Sempre abordando temas atuais, a cada ano propõe uma transformação social e comunitária. Podem ser desafios sociais, econômicos, culturais ou religiosos da realidade brasileira. Sempre somos convidados a ver, julgar e agir.

Campanha da Fraternidade 2017

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo o cuidado com a criação e a relação fraterna com a vida e a cultura dos povos. Um olhar sobre os biomas brasileiros quanto as características,  potencialidades e as agressões que destroem a fauna, a flora, as pessoas e os ecossistemas. E deseja levar à admiração para que todo cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. Percorrendo este caminho seremos conduzidos à conversão , ou seja a preservação do meio ambiente.

Para essa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o texto-base da CF 2017 que terá como proposta principal dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. A partir do texto-base todas as comunidades, paróquias e dioceses do Brasil organizam formações e ações para o período de realização da CF 2017 que tem seu ponto alto o tempo da quaresma.

Publicado : 07/02/2017