Siga-nos nas redes sociais:

 
Seminário dá grande impulso para uma maior integração entre catequese e liturgia

A busca de uma perfeita sintonia entre catequese e liturgia, elementos essenciais na Iniciação Cristã, esteve no centro das reflexões do Seminário Litúrgico-Bíblico-Catequético, realizado neste final de semana (20 a 22/07), no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju. Com expressivo número de participantes, o evento foi promovido pelas comissões de Liturgia e Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3 da CNBB.

A defesa desse diálogo, com fartos argumentos e orientações, foi feita pelo padre Thiago Aparecido Faccine Paro, que assessorou o Seminário. Segundo o sacerdote, a Iniciação Cristã carece de um duplo movimento. Entende que, além da catequese oral, é preciso promover uma catequese que possibilite uma compreensão melhor dos ritos e dos símbolos da liturgia, conhecer o profundo significado do que está sendo celebrado. “O mistério de Cristo anunciado na catequese deve ser assimilado, através da ritualidade, do simbolismo, do ritmo que a liturgia imprime pelo seu caráter mistagógico”.

Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra, Mestre em Teologia, Assessor do Setor de Espaço Litúrgico da CNBB e Secretário Executivo da Associação dos Liturgistas do Brasil – ASLI, o padre Thiago destacou que debater sobre a Iniciação Cristã é refletir sobre o fundamento da nossa fé. “Só se torna discípulo de Jesus na Igreja através da ação litúrgica do Batismo e através da ação evangelizadora da catequese”, observou.

Todos os temas abordados no Seminário tiveram o propósito de capacitar e estimular uma maior integração entre as comissões de Liturgia e Catequese: ““Eis o mistério da Fé”, “Iniciação à Vida Cristã”, “A comunicação Simbólico-ritual na liturgia” e “Itinerário celebrativo proposto pelo RICA”.

Os participantes do evento, representando praticamente todas as dioceses do Regional N3 (Bahia e Sergipe), também foram envolvidos em outros momentos enriquecedores, como uma “mesa redonda” (sexta-feira), vivências e partilha de vivências.

[caption id="attachment_19883" align="aligncenter" width="446"] (A Diocese de Camaçari também esteve representada por agentes)[/caption]

Duas celebrações eucarísticas marcaram a realização do Seminário Litúrgico-Bíblico-Catequético. No sábado, pela manhã, a santa missa foi presidida por dom João José Costa, arcebispo metropolitano de Aracaju, e concelebrada por Dom Guido Zendron, bispo diocesano de Paulo Afonso-BA, e vários sacerdotes. Para Dom João, a catequese, como educação da fé, e a liturgia, como celebração da fé, são duas faces de uma mesma realidade. “Ambas importantes e que expressam a identidade do ser cristão, porque possibilitam a experiência com a Pessoa de Jesus Cristo”.

Fonte : Arquidiocese de Aracajú

Publicado : 23/07/2018

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados