Siga-nos nas redes sociais:

 
São Thomaz de Cantuária, padroeiro da Diocese e do município de Camaçari
Crédito da foto - Pascom Paróquia São Thomaz de Cantuária

SÃO THOMAZ DE CANTUÁRIA, 
PADROEIRO DA DIOCESE E DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI

São Thomaz de Cantuária (1118-1170) era um homem de inteligência brilhante, estudou filosofia, direito, teologia em Paris, em Auxerre e em Bologna. Tornou-se, em seguida, secretário do bispo de Cantuária, Mons. Teobaldo. 

Quando, em 1154, foi coroado Rei da Inglaterra Henrique II, um jovem de 20 anos, Thomaz com 34 anos foi indicado para ser o seu braço direito, o primeiro ministro do reino. (o Chanceler) Entre os dois cresceram amizade e estima e, em poucos anos, fizeram da Inglaterra uma grande potência. Thomaz estava a serviço do Rei, convivia com o poder e com a riqueza, mas entendeu que a verdadeira riqueza era Jesus e deu a vida para permanecer fiel a Ele. 

Quando Teobaldo estava bem idoso, escolheu Thomaz para sucedê-lo como bispo de Cantuária. O rei Henrique II se alegrou com isto, pois desejava ser senhor absoluto não só do Estado mas também da Igreja. Esperava contar com o amigo Thomaz para desapropriar terras da Igreja e submete-la ao seu poder.

Mas, Thomaz, que alimentava sua vida cristã nos sacramentos e com a amizade de grandes homens de fé e como bispo vivia uma vida de simplicidade e pobreza, decidiu servir um único Rei, Jesus Cristo, e passou a defender a liberdade da Igreja. Ele não reconhecia à coroa o direito de interferir na vida da Igreja e dominá-la, redunzindo-a a uma espécie de associação beneficente.

Em 1164, Thomaz foi condenado por traição e os bens de sua família foram confiscados. Refugiou-se na França, como perseguido. Depois de seis anos em exílio, Thomaz voltou para sua terra, acolhido e aclamado em toda parte por uma multidão de fieis. Chegou a Cantuária  em 29 de Dezembro de 1170. Quatro cavaleiros, imaginando fazer um favor ao Rei, entraram na Catedral e o assassinaram nos degraus do altar, quando ele cantava as vésperas junto com os padres. 

Já na manhã seguinte a multidão invocava Thomaz como santo. Sua morte despertou novo fervor cristão em todo o povo. O lugar do martírio tornou-se meta de grande veneração popular, verificando-se numerosas curas e milagres. Três anos depois, foi proclamado santo. 

São Thomaz de Cantuária é um homem que prezou a fidelidade a Deus e à Igreja mais do que o apego ao poder e às riquezas. E derramou seu sangue para que a Igreja continuasse livre. Ele é para nós um modelo de vida cristã e um intercessor junto a Deus, para que nos socorra em nossas necessidades e tribulações. 

Dom João Carlos Petrini
Bispo da Diocese de Camaçari

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados