Santuário Nossa Senhora das Candeias promove III Congresso da Palavra

A Exortação Apostólica Verbum Domini, que significa “Palavra de Deus”, foi o tema abordado na noite desta segunda-feira, dia 15/09, no III Congresso da Palavra, na palestra realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias. Os fieis tiveram um breve contato com o documento que expõe os ensinamentos, ações e atitudes que devem ser realizadas com base na Palavra de Deus.

Palestrante da noite, Dom João Carlos Petrini deu início ao falar do “mistério que se comunica a si mesmo pelo dom da palavra”. Segundo o bispo, somos capazes de perceber os mistérios de Deus através das coisas grandiosas e simples da vida.
Ao se referir sobre a passagem bíblica do evangelista João (1,14) “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...”, Dom Petrini ressaltou a importância de entender que a Palavra não é apenas uma folha escrita, é uma pessoa humana. “Deus nos ama tanto que quis falar como nós para nos compreender. A Palavra de Deus não é um livro, ela é o verbo encarnado. Ela nos faz entender a pessoa de Jesus que habitou no meio de nós”, comentou.
Outro ponto de destaque da palestra foi a importância da Palavra de Deus para entender os questionamentos humanos. “Um sociólogo disse: um médico pode prolongar a vida de um doente por um bom tempo, mas não é capaz de dizer por que vale a pena viver. A palavra de Deus é fundamental para descobrir as respostas que a ciência abandonou”, argumentou o bispo.
O diálogo, criado com Deus, através da oração, auxilia na busca pelas repostas que ciência não consegue dar. “Somente no diálogo com Deus, através da oração, se estabelece um relacionamento com Ele. O encontro pessoal com Deus nos mostra a importância de estar ligado a Jesus porque sem ele, não vamos encontrar as respostas”, disse Dom.
Documento
Apresentada na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em 2008, a encíclica reúne 50 proposições que mostram a importância da Palavra de Deus na vida e missão da igreja Católica. O documento é dividido em três partes: Verbum Dei- O Deus que fala; Verbum in Ecclesia- A palavra de Deus e a Igreja; e Verbum Mundo- A missão da Igreja: Anunciar a palavra de Deus ao Mundo.

Fonte: Pascom - Santuário Nossa Senhora das Candeias

Publicado : 16/09/2014