Fotos : Victor Nascimento
Santa Missa marca a celebração dos 46 anos de ordenação sacerdotal de Dom João Carlos Petrini

"O sacerdote é chamado a ser pai de um povo novo, o povo da aliança", afirmou Dom João Carlos Petrini durante a Celebração em Ação de Graças pelos seus 46 anos de ministério sacerdotal. A Missa aconteceu ontem (28) na Catedral São Thomaz de Cantuária com a presença de parte do clero diocesano, religiosos e fiéis que prestigiaram a celebração.

Durante a Missa ele também destacou os desafios do ministério e que deve partilhar as alegrias e as dificuldades do dia a dia sendo como o Pai do povo de Deus levando sempre a esperança "Somos chamados para cumprir essa tarefa, reanimando a vida, começando por nós mesmos, por que ninguém pode dar o que não tem", disse.

Representando o clero diocesano, o Pe.Reinaldo Balbino recordou a experiência missionária de Dom Petrini afirmando que ele também pertence a nossa terra "O Brasil é sua pátria, a Bahia seu estado e Camaçari a sua cidade, o coração do povo é sua morada".

Sobre o ministério sacerdotal ele falou do papel fundamental de Dom Petrini na vida do clero da Diocese de Camaçari recordando de quando ele era formador no Seminário São João Maria Vianey e contribuiu exercendo sua vida missionária com a formação espiritual e humana dos padres quando ainda eram seminaristas e outros dez que foram ordenados, "Ele vive sua experiência de missão confirmando muitos na fé, em nosso clero muitos foram formados por Dom João".

FORMAÇÃO  DE SACERDOTES

A Diocese de Camaçari segue na missão de preparar e formar homens para o ministério sacerdotal, os seminaristas vivem a primeira etapa formativa em Camaçari no Seminário Diocesano São Thomaz de Cantuária e os anos seguintes no Seminário São João Maria Vianey, em Salvador, onde além da formação humana e espiritual, estudam filosofia e teologia. Ainda este ano será ordenado o décimo primeiro sacerdote após a criação da Diocese.

Ontem Dom Petrini anunciou que a Ordenação Sacerdotal do Diácono transitório Igor Gonçalves será antecipada para o dia 31 de julho às 9h30, a celebração vai acontecer na Igreja Cristo Rei em Madre de Deus.

Fotos : Victor Nascimento