Regional NE 3 da CNBB promoveu o encontro das Pastorais, Organismos e Movimentos

Coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos presentes no Regional Nordeste 3 da CNBB participaram do encontro realizado no CTL de Salvador, de 2 a 4 de maio. O evento também reuniu os coordenadores diocesanos de pastoral de 20 das 26 dioceses que compõem o Regional. O Neopentecostalismo foi a temática escolhida para a reflexão e o encontro contou com a assessoria do padre Marcus Barbosa Guimarães, assessor  da  Comissão para o Ecumenismo da CNBB.

Para o assessor, refletir sobre o Neopentecostalismo pode ajudar a Igreja no caminho do ecumenismo. “O fenômeno do neopentecostalismo não é novo. Temos muitos desafios pastorais nessa caminhada. Nosso caminho nunca será o da guerra, nem da disputa, mas sim um caminho de construção de pontes. Deixando clara as nossas diferenças e valorizando aquilo que nos une”, afirmou o padre.

A representante da Renovação Carismática Católica do Estado da Bahia, Meire Alessandra dos Santos percebeu no encontro a possibilidade ampliar a articulação pastoral do Regional. “É um grande desafio porque represento a Renovação Carismática que é um movimento neopentecostal dentro da Igreja. Temos o coração aberto para acolher e cumprir o que a Igreja orienta. É a primeira vez que participo de um encontro como esse e vejo nele a oportunidade de colaborar na articulação pastoral do Regional”, afirmou.

Ao longo do encontro os participantes tiveram momentos de partilhas e também de organização da próxima assembleia do Regional. Para Cátia Cardoso, secretária-executiva da Cáritas Regional NE 3, a realização desse encontro é uma conquista importante. “Esse é um encontro histórico para nós porque sempre caminhamos separados. Os coordenadores diocesanos de Pastoral tinham o encontro deles e os coordenadores das pastorais, organismos e movimentos realizam o seu encontro. E a gente sempre queria houvesse essa integração para fortalecer a caminhada do Regional”, comemora.

Fonte : CNBB NE 3