QUARESMA 2017: CAMINHO DA MATURIDADE DE CRISTO E DA NOSSA MATURIDADE

A Quaresma caracteriza-se pela maturidade de Jesus Cristo, tempo no qual aconteceu e vai acontecendo também, neste nosso tempo, a salvação anunciada pelos profetas. É também o tempo da nossa maturidade, que começa quando procuramos responder a Ele, quando fixamos n’Ele o nosso olhar e O consideramos o centro de nossa vida, o critério para avaliar e decidir cada passo da nossa existência. O Senhor Jesus Cristo emerge como o “Tu” que possui o significado de tudo.

A Quaresma nos convida a voltar da grande distração, da neblina do nosso esquecimento, do tempo perdido num modo banal e vulgar de pensar e de agir nos relacionamentos para estarmos diante daquele que responde aos desejos mais profundos do nosso coração.

Somos convidados a fazer um caminho semelhante ao da Samaritana, de Zaqueu, Mateus, Madalena que, carregados de admiração e de maravilha pela sabedoria e pelo poder divino de vencer o mal, começaram a segui-lo e suas vidas começaram a mudar.

A Quaresma visa nos conduzir à maturidade humana e cristã, a constituir as nossas pessoas como sujeitos livres diante de tudo e de todos porque ligados com um nexo vital a Ele através da Igreja, da Sua Palavra, dos sacramentos e da vida fraterna, fatores que tornam presente Jesus Cristo no nosso tempo, nas circunstâncias da nossa existência.

“Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi” (Jo 15, 16). Esta escolha é o ato de amor com o qual Deus atrai para si o que era confuso e vazio e lhe dá uma vida nova, em abundância. Deus toma a iniciativa de estabelecer um nexo conosco e, assim, a nossa pobre vida torna-se grande porque o nexo, o relacionamento com Deus, com Jesus Cristo, a torna grande: um significado e uma utilidade grandes, um destino grande. Vejamos como se tornou grande Pedro por ter encontrado Jesus e ter-se colocado a serviço da Sua obra. O mesmo nós podemos dizer dos santos: Bento, Francisco, Inácio, Catarina, João Paulo, etc.

“Ninguém de nós vive e ninguém morre para si mesmo, porque se vivemos, é para o Senhor que vivemos, e se morremos, é para Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor”. (Rm 14, 7-8).  Este pertencer ao Senhor abre o nosso coração e a nossa inteligência e nos tornamos protagonistas de uma humanidade que se renova. Poderemos, então, ver nascer diante dos nossos olhos, pela Sua graça e pela nossa resposta a Ele, um povo novo.

A Campanha da Fraternidade nasce para que floresçam comunidades de vida fraterna, onde as pessoas se acolhem, se amam, cuidam um dos outros e dos mais pobres, para que um povo novo se afirme no meio da confusão e da violência do nosso tempo. Neste ano, o tema é: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema inspirado em Gn 2, 15 é: “Cultivar e guardar a criação”. O fruto do caminho quaresmal é a vida fraterna e a atenção a situações que merecem um cuidado especial. A cada ano a Igreja no Brasil nos convida, através da Campanha da Fraternidade, a aprofundar um tema específico. Neste ano, o cuidado é com o ambiente onde vivemos, a natureza em seus diversos aspectos, os seres vivos, para que o que Deus criou com tanto amor e colocou à nossa disposição não seja destruído por interesses mesquinhos ou pelo desleixo de muitos.

+João Carlos Petrini Bispo de Camaçari – Bahia Presidente do Regional NE3 da CNBB

Publicado : 02/03/2017