Presidência do Regional Nordeste 3 da CNBB emite nota “Em defesa da vida e da dignidade dos pobres: é tempo de cuidar”

Os bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB, através da sua presidência, emitiram hoje uma nota conclamando a sociedade brasileira e seus governantes ao cuidado com os mais pobres neste tempo de pandemia do coronavírus. O texto expressa a indignação dos bispos da Bahia e de Sergipe diante da forma como as pessoas estão sendo tratadas para terem acesso ao auxílio emergencial sendo submetidas a filas intermináveis, aguardando um atendimento por horas a fio.

No texto, os bispos também sugerem “a descentralização da distribuição do chamado coronavoucher, distribuição de máscaras protetoras e garantia de filas pequenas com atendimento ágil, mantendo as devidas distâncias (dois metros) entre as pessoas. Tal proposta é razoável e requer apenas sensibilidade humana e boa vontade dos que governam. Funcionários públicos podem ser disponibilizados para garantir o cumprimento dessas medidas para o cuidado e o respeito para com as pessoas”. Leia a nota na íntegra:

NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA VIDA E DA DIGNIDADE DOS POBRES: É TEMPO DE CUIDAR

“Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10)

-01- A Liturgia da Igreja nos últimos dias tem-nos apresentado Jesus como o Bom Pastor, aquele que sente as dores das suas ovelhas e por elas dá a vida (cf. João 10,11). Movidos, pois, pelo empenho de ter no coração os mesmos sentimentos do Bom Pastor, nós, bispos da Presidência do Regional Nordeste III da CNBB (Bahia e Sergipe), expressamos, através dessa Nota, nossa dor e indignação diante da grave situação a que estão expostos os mais pobres nestes tempos de pandemia e de necessário isolamento social.

-02- As filas enormes junto às agências bancárias para a recepção do auxílio emergencial, nesta situação de crise econômica e social decorrente da pandemia e das justas normas preventivas, têm sido um desrespeito aos mais pobres, humilhados em sua dignidade e expostos a um vírus que tem causado tanto sofrimento e morte. Pessoas, inclusive idosas e do grupo de risco, permanecem longas horas ininterruptas sem poderem observar nenhuma das normas para evitar o contágio. Homens e mulheres de comunidades rurais, em si já isolados em seus locais de origem e, portanto, menos vulneráveis, não podem acolher a determinação de ficar em casa e tornam-se presas fáceis do COVID19 e dos seus lastros de sofrimento e morte. Casos de desmaios e de outros sintomas de mal-estar devidos ao cansaço e ao sol escaldante destes dias, não têm sido raros e meramente ocasionais.

-03- Reconhecemos a importância e o relevante significado desse socorro aos pobres nestes tempos de instabilidade e perda de segurança. Constatamos também que medidas e cuidados podem e devem ser tomados a fim de se evitar tais situações constrangedoras e de suscetibilidade à grave doença. Propomos a descentralização da distribuição do chamado coronavoucher, distribuição de máscaras protetoras e garantia de filas pequenas com atendimento ágil, mantendo as devidas distâncias (dois metros) entre as pessoas. Tal proposta é razoável e requer apenas sensibilidade humana e boa vontade dos que governam. Funcionários públicos podem ser disponibilizados para garantir o cumprimento dessas medidas para o cuidado e o respeito para com as pessoas.

-04- À luz das Escrituras, lembramos às autoridades públicas que seu ofício e função revestem-se também de caráter pastoral, pois o povo lhes é confiado como um precioso rebanho para que recursos e instrumentos públicos sejam colocados em função de sua vida e bem estar. Aos líderes do povo advertiu severamente o Senhor através do Profeta: “Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos... Minhas ovelhas se espalharam por toda a terra e  ninguém as procura para cuidar delas” (Ezequiel 34,2.6).

Que o Senhor, o Bom Jesus da Lapa, inspire sempre nossas decisões e sustente nossos passos na sua estrada de fraternidade, justiça e misericórdia.
Que pela intercessão materna e amorosa de Maria, a Senhora da Conceição, o Senhor nos livre desse mal que espalha sofrimento e morte. Que superemos estes tempos sombrios firmados na esperança, na caridade e no compromisso com tempos melhores a partir das lições que este tempo pode nos proporcionar.

Salvador, 05 de maio de 2020.

Dom João Santos Cardoso
Bispo de Bom Jesus da Lapa - BA