Peregrinação virtual ao Santuário Nossa Senhora das Candeias acontece neste domingo (13)

Os devotos de Nossa Senhora poderão participar no próximo domingo, dia 13 de setembro, da Peregrinação Virtual de Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A mudança na programação, que costuma atrair milhares de fiéis à cidade homônima na região metropolitana de Salvador, aconteceu devido à pandemia do coronavírus. Candeias é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Fonte dos Milagres.

A Peregrinação de Fé e Luz, que está na nona edição, tem como tema "Nos 10 anos da Diocese de Camaçari: com a Mãe das Candeias e Jesus, Luz do mundo, somos Igreja Viva" e será transmitida direto do Santuário às 9h pelo canal do Youtube da Diocese de Camaçari e do Facebook do Santuário Nossa Senhora das Candeias. A programação deste ano conta com momentos de oração do terço, adoração, louvor e Missa presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini.

Para o bispo, esse é um momento para reavivar a fé "A peregrinação deste ano poderá ter um significado muito relevante para cada um, à medida que se tornará um momento para reavivar a caminhada de fé, renovar nossa aliança com Deus, reavivar nossa participação na vida da Igreja para que sempre mais seja uma realidade viva, num mundo que parece caminhar sempre mais por caminhos de confusão" afirmou.

O evento religioso é promovido pela Diocese de Camaçari e pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias e já faz parte da identidade da Diocese, atraindo a cada ano os romeiros das 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova, que nos anos anteriores percorreram um trecho de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias.

SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

No dia da peregrinação virtual os fiéis não estarão presencialmente, mas ainda é possível, nos outros dias, participar de missa e realizar visitas ao Santuário Mariano fazendo uma agendamento prévio através da secretaria paroquial pelo telefone (71) 3601-1942. Os visitantes devem seguir todos os protocolos de segurança como o uso de máscara e álcool em gel e as celebrações são restritas até cinquenta pessoas.

NOVENÁRIO

O Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias é a principal festa católica da Região Metropolitana de Salvador. Os festejos acontecem entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro e reúne cerca de 7 mil pessoas por noite na praça que leva o nome da Santa. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em novembro de 2017, o Projeto de Lei nº 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa.

SERVIÇO

O QUÊ ? Peregrinação Virtual de Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias
QUANDO ? 13 de Setembro às 9h
ONDE ? Internet