Pastoral do Povo nômade acolhe ciganos em Santa Missa

Durante a Santa Missa realizada nessa quinta-feira, dia 13 de janeiro, na Catedral São Thomaz de Cantuária, o Pe.Marcos Filgueiras, assistente eclesiástico da Pastoral do Povo Nômade, recebeu uma família de ciganos celebrando as dores e esperança do povo nômade.

A Pastoral, que também conhecida como Pastoral dos Ciganos, é o trabalho de evangelização dirigido de modo especial a todos os povos itinerantes que são abraçados pela Igreja como filhos de Deus que peregrinam nesse mundo e que devem ser acompanhados com zelo e amor cristão. Muitas vezes, alvo de incompreensão e preconceito, o povo nômade encontra nessa pastoral os cuidados espirituais e as vezes assistências que necessitam em momentos especiais da sua vida.

“Como é uma pastoral eminentemente familiar, nessa pandemia, infelizmente, não pudemos fazer a visitas às suas moradias ou lugares em que se encontram temporariamente, mas acreditamos, que nesse ano de 2022, se possa retomar as visitas aos clãs para que o povo cigano - e também os circenses e povo dos parques de diversão - voltem a sentir a proximidade da Igreja no seu dia-dia”, disse o Pe.Marcos Filgueira.

Os interessados em conhecer e se envolverem com essa pastoral podem entrar em contato com o Pe.Marcos Felgueiras na Catedral São Thomaz de Cantuária. Para este ano está previsto uma celebração especial dirigida ao povo nômade, para o dia 26 de setembro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora, rainha dos ciganos.