Pastoral da Criança será homenageada em Sessão Especial na Câmara de Vereadores em Camaçari

A Sessão será realizada nesta sexta-feira (06/10) às 09h na Câmera de Vereadores de Camaçari.

Uma sessão especial vai homenagear nesta sexta-feira (06) a Pastoral da Criança de Camaçari. A Sessão será realizada no Plenário da  Câmara de Vereadores de Camaçari às 09h e foi proposta pelo vereador Adalto Santos.

Para contribuir com a sessão a Psicopedagoga e Fonoaudióloga Daniele Lima irá apresentar a história  da Pastoral, seus líderes e resultados. O Coordenador Estadual da Pastoral da Criança, Cosme Oliveira falará sobre o trabalho desenvolvido em Camaçari bem como estatísticas e locais de atuação.

O bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini irá contribuir  falando da Pastoral no município e as contribuições sociais. Para ele essa é uma oportunidade singular da Igreja se fazer presente de maneira pública e que deve ser valorizado “É muito significativa a presença da Igreja no bem comum e na paz em toda cidade de Camaçari”, disse.

A Pastoral da Criança é um  organismo de ação social da CNBB  presente em todas as regiões do Brasil e em mais 11 países em três continentes, África, Ásia e América Latina desenvolvendo ações de saúde, educação, cidadania e espiritualidade ecumênica nas comunidades carentes. São desenvolvidas atividades com gestantes que são acompanhadas desde o início da gravidez. Os líderes são preparados para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização.

Pastoral da Criança no Brasil e mundo

Em setembro de 1983, na cidade paranaense de Florestópolis, surgia uma experiência pastoral, coordenada por Dom Geraldo Majella Agnello e pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann. Tinha como objetivo desenvolver um trabalho junto às crianças e gestantes, visando combater a mortalidade infantil e a desnutrição. Atualmente a Pastoral da Criança está presente em todas as regiões do Brasil e em mais 11 países em três continentes, África, Ásia e América Latina.

A Pastoral está presente nos oito municípios da  Diocese de Camaçari. Mais de 800 crianças e 100 gestantes são acompanhadas pela pastoral que conta com uma equipe de 129 voluntários em Camaçari.

Publicado : 05/10/2017