Diante deste período de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19), os meios digitais de comunicação se tornaram o refúgio para a continuidade dos trabalhos para os diversos âmbitos da sociedade. Fomos tomados por diversas lives, cursos e tutoriais que possibilitou a Igreja no Brasil não parar por conta do distanciamento social que estávamos vivendo. Com este intuito de fomentar a formação dos agentes da Pastoral da Comunicação, é que a coordenação da PASCOM da Diocese de Camaçari realizou entre os meses de julho a dezembro, encontros pela plataforma do YouTube, o qual, denominou-se de PASCOMUNHÃO.
A ideia do projeto surgiu, a partir da necessidade em oferecer à Igreja, mais especificamente os agentes da pascom, as bases teóricas e práticas para a atuação nas paróquias e comunidades. Os encontros capacitaram os agentes para evangelizar nos ambientes de digitais com responsabilidade, espiritualidade e compromisso de tornar a palavra de Deus acessível a todos.
Ao longo dos meses, com encontros quinzenais, foram refletidos diversos temas que para Kívia Matos, Coordenadora diocesana da PASCOM o encontro foi desenvolvendo a partir da necessidade da missão “Foram escolhidos temáticas mais urgentes que envolviam diretamente as necessidades da prática do trabalho dos agentes, como o uso e otimização do youtube, marketing, oficina de vídeos , criação de texto para web, direito digital, a espiritualidade e perspectiva para o próximo ano também foram trabalhados, pois a principal missão da pascom é anunciar a palavra”, disse.

Durante a pandemia, novos agentes foram chegando, surgindo também a necessidade dessa formação constante, como foi o caso de Verônica Urbana, agente da Pascom da Quase Paróquia Ascensão do Senhor, que entrou na pastoral nesse período e relatou sobre a necessidade dessas formações “Os encontros do Pascomunhão são de fundamental importância para o processo formativo de todo pasconeiro, em especial aqueles, que assim como eu, acabaram de chegar. Ainda mais em meio ao novo contexto que vivemos e a necessidade de nos adaptarmos aos novos meios e ao novo jeito de comunicar Cristo aos irmãos”, disse.
O encontro que, a principio era para os agentes da Diocese de Camaçari, contou com a participação de agentes da Pastoral da Comunicação de diversas dioceses do Brasil que no espírito de comunhão, puderam partilhar e aprender com as experiências para que juntos se possa favorecer a evangelização nos ambientes de atuação do agente da pastoral da comunicação.
Confira como foi :
Texto : Sem. Igor Gonçalves
