Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido como Frei Galvão, foi o primeiro santo nascido no Brasil, reverenciado por suas virtudes de cura e intercessão. Suas famosas “pílulas de Frei Galvão” são consideradas instrumentos de fé e milagres, distribuídas como parte das celebrações em sua honra.
A Paróquia Frei Galvão, dedicada ao santo, celebrará de 18 a 27 de outubro com o tema “Santo Antônio Galvão, peregrino da Esperança, ensina-nos o caminho da oração”. O novenário ocorrerá diariamente às 18h30 encerrando no dia 27 de outubro às 7h com a Procissão e Missa Solene.
No primeiro dia da novena, a programação começará com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h, e marcará a chegada da imagem de Senhora Sant’Ana, que permanecerá na Igreja durante todo festejo. Nesse dia, será distribuída a primeira das três tradicionais pílulas de Frei Galvão, símbolo de fé e intercessão. As outras duas serão entregues nos dias 22 e 26 de outubro.
PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO
Santo Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), também conhecido como Frei Galvão, foi o primeiro santo nascido no Brasil, canonizado pela Igreja Católica em 2007. Ele nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, e foi um frade franciscano da Ordem dos Frades Menores. Frei Galvão é lembrado por sua dedicação à caridade, seu amor à oração e sua devoção à Nossa Senhora. É amplamente reconhecido por suas virtudes de cura e intercessão, sendo que muitos o buscam por milagres de saúde e proteção espiritual.
As Pílulas de Frei Galvão são um dos aspectos mais conhecidos de sua devoção. Elas surgiram de um evento específico na vida do santo: Frei Galvão ofereceu uma pílula a uma mulher grávida que enfrentava complicações e que, após tomá-la, se recuperou milagrosamente. A pílula é um pequeno pedaço de papel enrolado, no qual está inscrita uma oração em latim que invoca a intercessão da Virgem Maria.
Desde então, essas pílulas passaram a ser confeccionadas, no Mosteiro da Luz, localizado em São Paulo e distribuídas, especialmente em situações de saúde delicada ou desafios espirituais. Tradicionalmente, são distribuídas em três momentos, representando a fé na intercessão de Frei Galvão e a confiança no poder da oração.