Paróquia Catedral realiza dia de oração pelos cristãos no Oriente Médio

No dia 6 de agosto, quando se completa um ano da fuga de milhares de cristãos do norte do Iraque, a A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre AIS a pedido do Papa e com o apoio da CNBB, teve a iniciativa de promover um dia de Oração pelos Cristão no Oriente Médio.

Em Camaçari, a Catedral São Thomaz de Cantuária fará nesta quinta(06/08)  um dia de oração nesta intenção, iniciando com uma Missa às 07h , adoração durante toda manhã , missa às 12h e Adoração com benção do Santíssimo  às 17h.

Para aqueles que não puderem ir à Missa neste dia, é sugerido que coloquem os cristãos perseguidos em suas intenções na oração do terço ou mesmo nas orações pessoais que cada um possa fazer. “O mais importante é que todos estejam unidos em oração”.

REALIDADE

Segundo dados do último relatório da agência da ONU para refugiados (ACNUR) lançados em junho/2015, ao final de 2014 o número de refugiados atingiu 59,5 milhões. O crescimento desde 2013 é o maior registrado em um único ano. Mais de 2,5 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas no Iraque em 2014 e cerca da metade delas se refugiou na região autônoma do Curdistão iraquiano, no norte, onde o fluxo não para de crescer. Um total de 14 milhões de pessoas foram expulsas de suas casas no Iraque e na Síria.

Em meados de 2014, a ONU estimou que cerca de 10,8 milhões de pessoas na Síria tinham necessidade de assistência humanitária e que destes 6,8 milhões são refugiados, sendo a metade deles crianças. Dentro do país, a ajuda internacional está reduzida devido ao número limitado de entidades autorizadas a fornecer assistência humanitária na Síria. As comunidades cristãs são inteiramente dependentes de ajuda externa e foram apoiadas pela Igreja desde que chegaram no norte curdo do Iraque. Muitos deles encontraram refúgio em Ankawa, Erbil, e, mais ao norte, na região de Dohuk, perto da fronteira com a Turquia.

A PRESENÇA DA AIS

A AIS está entre as instituições de caridade que oferece suporte às famílias desabrigadas. Na Síria e no Iraque, os países mais afetados da região, de 2011 até a atualidade, a Fundação já contribuiu com mais de 71 milhões de reais, em 1.019 projetos. As ajudas são direcionadas para alimento, abrigo e educação – e no Natal de 2014, as crianças puderam receber um presente. O esquema é considerado um dos maiores em mais de 60 anos de história da instituição de caridade. A assistência inclui suporte pastoral para os sacerdotes e religiosos refugiados.

Com informações : AIS

Publicado : 05/08/2015