“A vida é um presente, mas um presente que temos de conquistar todos os dias. É-nos presenteado, mas devemos conquistá-lo todos os dias. Devemos conquistá-lo em cada passo da vida. Um presente que não é fácil conservar. Coragem todos os dias! É a exortação do Papa Francisco na mensagem vídeo enviada ao Centro de estudantes universitários do Complexo penitenciário federal de Ezeiza, na Argentina. Trata-se de uma saudação do Pontífice que evoca as ligações telefônicas dominicais que faz ao Cárcere. Francisco diz estar a par de todas as atividades destes detentos e ter “grande alegria por este espaço, um espaço de trabalho, de cultura, de progresso”, que é “um sinal de humanidade”. O Pontífice destaca a abertura do curso de música agradecendo a todos aqueles que colaboraram para essa iniciativa, definindo como um “sopro de vida” o que está acontecendo entre eles no Cárcere. “Os detentos estão cumprindo uma pena, uma pena por um erro cometido – continua o Papa em sua mensagem vídeo. Mas não esqueçamos que, a fim de que a pena seja fecunda, deve se ter um horizonte de esperança, do contrário permanece fechada em si mesma e é somente um instrumento de tortura, não é fecunda. Pena com esperança, então é fecunda. Esperança de reinserção social, e por isso, formação social, olhando para o futuro, e isso é o que vocês estão fazendo”, enfatiza Francisco. “Com esse novo curso de música vocês estão olhando para a reinserção social, desde já estão se inserindo com os estudos, com a Universidade de Buenos Aires, estão olhando para a reinserção social”, insiste o Papa Bergoglio reiterando tratar-se de “uma pena com esperança, uma pena com horizonte”. “Os problemas existem e existirão, mas o horizonte é maior do que os problemas, a esperança supera todos os problemas.” “Dificuldades, todos as temos, muitas, porém cuidemos desse presente que é a vida e o façamos crescer, cuidemos dele e o façamos florescer.”

Fonte :Rádio Vaticano Publicado : 28/09/2017