Reprodução / Prefeitura de Jucuruçu no Facebook
Os bispos da Bahia e Sergipe manifestam solidariedade às famílias desabrigadas pelas chuvas no sul da Bahia

Diante da grave situação em que se encontra as cidades do extremo sul baiano, os bispos das dioceses da Bahia e Sergipe emitiram uma nota em solidariedade a todas as pessoas atingidas por esta calamidade. No texto, os bispos convocam a todos para um gesto de ajuda para que os itens de necessidade básica possam chegar aos que mais precisam.

“Em defesa da vida e da dignidade humana, em parceria com a Cáritas Brasileira, a CNBB Nordeste 3, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclama as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas no Sul da Bahia. Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais. A partir do dia 14/12/2021, será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da CÁRITAS BRASILEIRA paras as doações”, afirma a nota emitida pelos bispos do Regional NE 3 da CNBB.

Leia a nota completa!

NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DESABRIGADAS PELAS CHUVAS

“Que devemos fazer?’ João respondia: Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’” (Lc 3, 10-11).

1. Nós, (Arce) bispos das vinte e seis dioceses do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), acompanhamos com preocupação as consequências das fortes chuvas ocorridas intensamente nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia e manifestamos nossa solidariedade às famílias diretamente atingidas pelas enchentes.

2. Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando a PANDEMIA DA COVID 19 que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixou muitos rastros de empobrecimento e fome. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio.

3. Como Pastores, nos dirigimos ao Povo de Deus a nós confiado e a todas as pessoas de boa vontade para realizarmos ações emergenciais de solidariedade em favor das famílias desabrigadas que precisam da nossa ajuda e do apoio da sociedade civil organizada. Às autoridades constituídas, pedimos celeridade no socorro às famílias atingidas.

4. Em defesa da vida e da dignidade humana, em parceria com a Cáritas Brasileira, a CNBB Nordeste 3, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclama as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas no Sul da Bahia. Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais. A partir do dia 14/12/2021, será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da CÁRITAS BRASILEIRAS paras as doações.

5. Que o Menino Deus, tão esperado neste Natal, inspire nossas decisões e ações, sustentando os nossos passos na sua estrada de fraternidade, justiça e misericórdia. Que pela intercessão amorosa de Nossa Senhora da Conceição e de São José, o Senhor nos livre dos males que espalham sofrimento e morte! Firmados na esperança e na caridade, renovemos nosso compromisso com Jesus Cristo e seu Reino!

Salvador, 11 de dezembro de 2021

Dom João Santos Cardoso