Novenário em Honra a Nossa Senhora das Candeias inicia no domingo (24) com transmissão pela internet

A pandemia do Coronavírus provocou mudanças nos festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias 2021, padroeira da cidade. A maior festa mariana da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que costumava receber cerca de 6 mil fieis por noite nos nove dias de novena na Praça Nossa Senhora das Candeias, será realizada dentro da Igreja Matriz e com transmissão pela internet, a partir do próximo domingo (24). A abertura acontece às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias. Este ano, o Novenário tem como tema central“O Senhor está contigo! Não tenhas medo, Maria” (Lucas 1-28 e 30). As celebrações acontecem até o dia 3 de fevereiro.

Para evitar aglomerações, as missas festivas terão público reduzido e serão transmitidas ao vivo, através dos canais de comunicação do Santuário Nossa Senhora das Candeias (Youtube e Facebook) e das Rádios Baiana FM e Candeias FM, a partir das 19h30. Os fieis que desejarem participar das noites festivas poderão fazer o agendamento, através do número (71) 99360-1024 disponibilizados pelo Santuário.

Segundo o reitor, pároco e guardião do Santuário Nossa Senhora das Candeias, as mudanças seguem as recomendações dos governos estadual e municipal que veta ações com acima de 200 pessoas com intuito de evitar aglomerações e que são necessárias para garantir a segurança dos devotos.

BARREIRA SANITÁRIA

Uma barreira sanitária será montada nas dependências do Santuário Nossa Senhora das Candeias com disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura e fiscalização sobre o uso obrigatório das máscaras como medida protetiva contra a Covid-19. Para o acesso, os fieis receberão pulseiras de identificação. Será permitido apenas duas pessoas por cada agendamento. De acordo com o frade, os devotos acima de 60 anos, crianças e com doenças pré-existentes devem seguir as recomendações dos órgãos de saúde e evitar aglomerações.

MISSAS DIÁRIAS

Ao longo dos nove dias de festejos, serão celebradas missas com rito devocional às 6h30 e 12h15. Os domingos que antecedem o dia festivo, as celebrações ocorrerão normalmente no Santuário Nossa Senhora das Candeias (6h30 e 10h) e nas comunidades Virgem dos Pobres (8h e 17h), Nossa Senhora de Fátima (7h e 9h), Santo Antônio (7h30 e 18h30) e Santa Luzia (17h).

PROCISSÃO

Por conta da pandemia do Coronavírus, a procissão também sofrerá mudanças. Diferentemente dos outros anos em que os fieis acompanham a imagem pelas principais ruas da cidade, este ano será realizado em carro em aberto sem a presença do público, no dia 3 de fevereiro. O trajeto da imagem de Nossa Senhora das Candeias será divulgado nos próximos dias pelos organizadores.

Dia 24/01 | domingo |
5h – Alvorada
5h30 – Ofício de Nossa Senhora
10h – 2º Missa do dia