Monsenhor Dirceu divulga cruz peitoral que vai usar em seu bispado

Feita com madeira do umbral da casa de sua Avó, dona Luiza, Monsenhor Dirceu divulgou em seu Instagram a cruz peitoral que irá usar como bispo eleito de Camaçari (BA). A cruz peitoral é uma cruz que os bispos levam pendente sobre o peito.

O símbolo é uma das insígnias episcopais usada pelos bispos que conta de um crucifixo pendendo com um cordão ou em corrente simples. Tal cruz está constantemente diante do prelado, o que serve para lembrá-lo a todo instante de Cristo Senhor Nosso, que morrera por ele no Calvário e a Fé que ele professa com seu próprio sangue.

Sobre a história do uso da cruz peitoral, sabe-se que já para os primeiros cristãos era costume portar algum objeto sagrado que servia para evocar a lembrança de Jesus Cristo, tal como temos hoje os evangelhos, o crucifixo e as solenidades, logo, desde aquela época já havia esta concepção de eles quererem representar a vida de Cristo.

Mais tarde, em tempos à frente, tendo diminuído as perseguições contra todos aqueles que se diziam cristãos e seguidores do caminho, passou-se a usar a cruz no peito, como sinal claro e distintivo de fiel cristão. A partir do século XIII, o uso da cruz peitoral passou a ser um sinal distintivo próprio dos sacerdotes e bispos”.

Fonte: Diocese de São João  del-Rei | Instagram do Mons. Dirceu; Tiradentes Informa; LEROSEY, A. Introduction à la Liturgie. Paris: Berche et Tralin, 1890. p. 254; BOULENGER. Doutrina Catholica. Rio de Janeiro; São Paulo: Livraria Francisco Alves , 1927. p. 267.