Siga-nos nas redes sociais:

 
Foto : CNBB
Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros envia mensagem para o Clero e o povo da Diocese de Camaçari

O Monsenhor Dirceu Oliveira, eleito como novo bispo da Diocese de Camaçari, enviou uma mensagem para o clero, religiosos e o povo da Diocese de Camaçari. Na mensagem ele manifesta gratidão por sua trajetória e também pela vida e testemunho de Dom Petrini.


Ele destacou que uma caminhada se faz com corresponsabilidade e que coloca todos no coração de pastor "Vocês ainda não me conhecem e nem eu conheço vocês, contudo já estão em meu coração de pastor. Minha disposição primeira é conhecer vocês e, com vocês, continuarmos essa caminhada na perspectiva da corresponsabilidade. Lembrem-se: ninguém faz nada sozinho, preciso de vocês, vocês precisam de mim e nós necessitamos de Cristo, o Bom Pastor, pois ele mesmo diz: “sem mim nada podeis fazer”!


Na mensagem ele anunciou que será ordenado bispo no dia 04 de dezembro na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei e anunciou a data da posse, que vai acontecer no dia 19 de fevereiro de 2022, data que marca o aniversário de onze anos da Diocese de Camaçari. 


Confira na integra :


Caro irmão Dom João Carlos Petrini!

Caros Presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosos (as), Seminaristas, Leigos (as) da Diocese de Camaçari! Irmãos e Irmãs! Graça e Paz! 


Recebo com alegria a notícia de minha nomeação como Bispo de Camaçari. Tenho consciência da grande responsabilidade que assumo, mas confio na graça de Deus. 


Brota em mim um sentimento de gratidão. Gratidão a Deus, pois chamou e sustentou-me ao longo destes 20 anos de vida sacerdotal. Gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela missão confiada a mim. Gratidão a tantas pessoas: uma saudação afetuosa aos meus irmãos de presbitério da Diocese de São João del-Rei. Gratidão a tantas pessoas me vem à lembrança: meus queridos pais, já falecidos; meus irmãos, Dom Waldemar Chaves de Araújo, bispo emérito de São João del-Rei, que me ordenou presbítero da Igreja; Dom Célio de Oliveira Goulart, de saudosa memória, autêntico franciscano que me ensinou a perfeita alegria. Gratidão a Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que acreditou em mim, e confiou-me a tarefa de ser subsecretário adjunto geral da CNBB. A Dom Joel Portella Amado pelo testemunho da alegria, confiança e da convivência. A Dom José Eudes Campos do Nascimento, Pastor e amigo. Aos assessores e assessoras da CNBB, pela ajuda e amizade. Temos ali um corpo qualificado, que no silêncio, presta relevante serviço à Igreja no Brasil com espírito de renúncia e alegria. Os colaboradores e colaboradoras da CNBB. São tantos rostos! Gratidão! 


Louvo a Deus pela vida e o testemunho de Dom João Carlos Petrini, primeiro bispo da diocese de Camaçari, que, tenho certeza, deixa aqui sua marca indelével. Bendigo a Deus pelos inúmeros presbíteros, diáconos permanentes, religiosos (as), seminaristas, leigos e leigas que compõem esse belo mosaico que é a Igreja particular de Camaçari! Uma palavra de esperança à jovem e querida Igreja de Camaçari, criada em 15 de dezembro de 2010. Tenho todos vocês em minhas orações: as 25 paróquias, divididas em 5 Foranias, as 8 cidades que compõem o território: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova. Uma saudação cordial às autoridades destes municípios. 


Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas da pandemia lembrando que toda vida é preciosa e que é TEMPO DE CUIDAR. 


Vocês ainda não me conhecem e nem eu conheço vocês, contudo já estão em meu coração de pastor. Minha disposição primeira é conhecer vocês e, com vocês, continuarmos essa caminhada na perspectiva da corresponsabilidade. Lembrem-se: ninguém faz nada sozinho, preciso de vocês, vocês precisam de mim e nós necessitamos de Cristo, o Bom Pastor, pois ele mesmo diz: “sem mim nada podeisfazer”!


Saúdo o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Primaz do Brasil, nosso metropolita. Estou em comunhão com V. Ex.ª, com os demais bispos da província eclesiástica: das Dioceses de Ilhéus, Eunápolis, Alagoinhas, Itabuna, Amargosa, Cruz das Almas. Na pessoa de Dom João Santos Cardoso, presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, saúdo a todos os irmãos bispos deste Regional. 


Sou natural da cidade de Barroso-MG, cidade que pertence à Diocese de São João del-Rei, nasci sob o Patrocínio da Mãe de Nossa Senhora e Avó de Jesus, Sant’Ana e desde a mais tenra idade, plantaram em mim a semente da fé. Recordo aqui o saudoso Cônego Luiz Giarola Carlos. Homem de fé: ainda tenho gravado na retina de meus olhos seu testemunho de pastor! Somos uma família temente a Deus, louvo a Deus pela minha família, eles me ajudam a viver. 


Venho das Minas, mas também de Brasília, afinal por dois anos e meio exerci a função de Subsecretário Adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na CNBB, vi Deus agindo. Vi as maravilhas que o Senhor realiza na vida da Igreja no Brasil, tantos sinais de comunhão e participação. Sigo para o estado da Bahia, com uma confiança inabalável em Deus, afinal eu creio na ‘Graça de Estado”! Aquele que é fiel também capacita. Sigo com alegria para este rico estado: de gente de fé, generosa, criativa e talentosa. 


Convido a todos a acompanhar minha ordenação episcopal pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, dia 04 de dezembro, às 09:30h na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. Em virtude da pandemia a participação presencial será limitada, mas estaremos unidos pelos laços da fé. Escolhi como lema episcopal o versículo bíblico: In Verbo Tuo: “sob tua palavra lançarei as redes”! (Lc 5, 5) Que a Palavra de Deus seja a base sólida! 


Minha posse canônica será no dia 19 de fevereiro de 2022, dia em que celebraremos 11 anos de instalação desta amada Igreja. Peço que me acolham como um DOM. Dizem que a expressão DOM deriva do substantivo latino Dominus, que quer dizer Senhor, prefiro pensar que se trata de Dom como dádiva ou presente. Afinal, todo bispo é uma dádiva para sua Igreja Particular, como o presbítero é um dom para sua comunidade paroquial, como o Pai e a mãe são um dom para sua família.


Sigamos as intuições do Papa Francisco de sermos Igreja Misericordiosa, Samaritana e em Saída. Estamos em sintonia com o Sínodo de 2023, convocado pela Santo Padre, com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”. Inspire-nos o patrono de nossa Igreja Particular São Thomaz de Cantuária, que tombou em nome da Fé, preferindo a fidelidade a Cristo aos interesses escusos deste mundo. 


Finalmente confio esta nova etapa de minha vida à proteção de Nossa Senhora, a Virgem das Candeias, Rainha dos Apóstolos. Neste início de Missão peço a intercessão de São Thomaz de Cantuária, Patrono de nossa Diocese e do Glorioso S. José, Patrono Universal da Igreja.


 Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros 

Bispo eleito de Camaçari-BA



 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados