HOJE ACONTECE

Na primeira leitura do profeta Isaias que hoje é lida na Missa ainda é apresentada a promessa: “O Senhor Deus eliminará para sempre a morte, e enxugará as lagrimas de todas as faces, e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra” (Is 25, 8). A promessa se estende da descendência e da terra para habitar a uma condição de vida que vence a morte, o sofrimento e a tristeza. O Senhor Jesus, que nos preparamos a acolher, vem responder a essas promessas. O bem não se realizará num indefinido tempo futuro, mas agora, no tempo de nossa vida. No evangelho de Lucas, Jesus lê na Sinagoga um trecho do Profeta Isaias que reapresenta outra versão da promessa. Quando termina de ler, enrola o livro e diz: “Hoje realizou-se esta escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4, 21). E nos campos nos arredores de Belém, os anjos dizem aos pastores: “Hoje nasceu para vós um Salvador” (Lc 2, 11). A Zaqueu que recebeu Jesus em sua casa para o jantar, Ele diz: “Hoje devo ficar em tua casa”. E, tendo entrado em casa, diz: “Hoje a salvação entrou nesta casa” (Lc 19, 5-9). O Advento nos convida a reconhecer que hoje chega até nós Aquele que responde ao desejo mais profundo do nosso coração.