Missa dos Santos Óleos e renovação das promessas sacerdotais foi celebrada nesta quinta-feira santa

O Clero da Diocese de Camaçari esteve reunido em torno do seu bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros e do bispo Emérito, Dom João Carlos Petrini, para a Missa da Unidade e Bênção dos Santos óleos. A celebração aconteceu na manhã desta quinta-feira santa, 14 de abril, na Catedral São Thomaz de Cantuária.

Durante a celebração Dom Dirceu recordou a importância da quinta-feira que é celebrada três grandes dádivas “O Senhor Jesus, o nosso grande mestre que fala com sabedoria e que ensina com amor, nos deu três grandes presentes hoje, na quinta-feira santa, a instituição da Santíssima Eucaristia, a instituição ministerial do sacerdócio e também o mandamento novo, o mandamento do amor”, disse.

Ele também exortou os sacerdotes sobre o ministério sacerdotal e a importância de retornar as origens e voltar ao primeiro amor “Hoje é dia de voltar ao primeiro amor, recuperar aquele alegria do dia em que nossas mãos foram ungidas”.

Após a homilia os sacerdotes realizaram a renovação das promessas sacerdotais.

BÊNÇÃO E UNÇÃO DOS ÓLEOS

Durante a Santa Missa o bispo diocesano, Dom Dirceu, realizou a Bênção dos Óleos que serão utilizado em todas as paróquias para ministrar os sacramentos.  Foram abençoados os óleos dos Catecúmenos, utilizado no Sacramento do Batismo e o Óleo dos Enfermos é conferido àqueles que estão doentes.

E o mais nobre de todos os óleos, do Crisma, foi consagrado e recebeu a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, e também o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo. Ele é utilizado durante o sacramento da Crisma e nas ordenações sacerdotais e episcopais.

No final da celebração, em nome do clero, o Pe.Reinaldo Balbino dirigiu uma mensagem aos sacerdotes "Cada um de nós somos como partes do dedo de Deus que  juntos formamos essa mão que abençoa, que perdoa, que consola, que carrega e leva até aquele que nos chamou e criou", recordou.

Dom Dirceu também convidou o bispo emérito, Dom Petrini, para um pronunciamento "Fico muito grato e muito feliz, para mim é um grande desígnio de Deus que criou essa Diocese e nos reuniu e agora enviou um bispo para dar continuidade... quero agradecer a Deus e louvar, pois ele que está constituindo seu povo e fazendo cada um de nós como pai do seu povo", disse.

Fotos  : Elda Ferreira / Kivia Matos