Siga-nos nas redes sociais:

 
Imagem ilustrativa
Junho Verde  :  Diocese de Camaçari inicia a implantação de energia solar no Centro Diocesano

A preservação do meio ambiente é uma das grandes pautas do momento e a Igreja também se preocupa e tem um papel fundamental na promoção e incentivo de ações nesta área, a exemplo da publicação da encíclica “Laudato si’, do Papa Francisco, que orienta sobre a real necessidade de cuidar da Casa Comum e aderir às práticas sustentáveis, também podemos citar a implementação do junho verde, mês dedicado a promoção da preservação ambiental no Brasil.

Um grande exemplo prático é o uso de energia limpa, como a utilização da energia solar, que é uma fonte renovável proveniente do sol e não emite gases de efeito estufa. Pensando nisso, a Diocese de Camaçari, iniciou, neste mês de junho, a implantação de usinas de energia solar nas dependências da Cúria. A energia gerada irá favorecer todo o Centro Diocesano São João Paulo II, a Catedral São Thomaz de Cantuária, a Residência Episcopal e a Casa de Retiro. A proposta é que as Paróquias no território diocesano também possam seguir e aderir esta proposta sustentável.

O Projeto de instalação da energia solar está sendo realizado com apoio da Adveniet, que é uma organização episcopal alemã que ajuda a Igreja na América Latina. Com a implantação da energia solar, além do cuidado com o meio ambiente, haverá redução de custos com energia elétrica. 

JUNHO VERDE

A Igreja no Brasil potencializa e convida à mobilização e ao compromisso para a Campanha Junho Verde, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB. O objetivo do Junho Verde é “desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações”.

A campanha junho verde foi estabelecida pela Lei 14.393/2022, a qual insere a iniciativa no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental. A proposta que deu origem à lei foi motivada pela CNBB por meio do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A aprovação foi em junho do ano passado e a sanção em 04 de julho de 2022.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas

Fale com a cúria

Newsletter
CADASTRE SEU E-MAIL e receba notícias atualizadas da Diocese de Camaçari

Copyright © Diocese de Camaçari. Todos os direitos reservados