Julho : Mês do Dízimo

Durante o mês de julho, as Paróquias da Diocese de Camaçari estão vivenciando o mês do dízimo. Os homens e mulheres de fé são convidados a meditar sobre a missão de cada um através do gesto de partilha e devolução do dízimo. Neste mês serão realizados momentos com o objetivo de ressaltar a importância do dízimo para a continuação do Projeto de Evangelização que abrange quatro dimensões. O documento 106, elaborado pelo conselho Permanente da CNBB em 2016 , nos diz que o dízimo agora passa a ter quatro dimensões, sendo elas: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. Religiosa: Tem a ver com a relação do cristão com Deus. A partir da consciência o fiel contribui com parte de seus bens e aprofunda sua relação com aquele de quem tudo provém, resignificando o valor dos bens materiais com desapego. Eclesial: A consciência de ser Igreja leva o dizimista à assumir a vida comunitária, participando da comunidade, empenhando-se e colaborando com as necessidades da Igreja. Missionária: O fiel corresponsável por sua comunidade/paróquia também se responsabiliza pelas demais que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e são ajudados por outras comunidades, manifestando assim  a comunhão entre elas. Caritativa: Se manifesta no cuidado com os mais pobres. Através da partilha do dízimo a Igreja mantém as obras de caridade e necessidades dos mais necessitados.

Publicado : 03/07/2018