Foto : Luane Ribeiro | Pascom SSP
Inicia nesta segunda (11) os festejos em honra a São Sebastião

A partir do tema “São Sebastião, protetor contra as doenças contagiosas, livrai-nos dos males desta pandemia”, fiéis e devotos do Mártir se reunirão — presencialmente e/ou virtualmente — entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2021 para louvar e bendizer a Deus através da intercessão do padroeiro da cidade de São Sebastião do Passé (Bahia) e da Paróquia de mesmo nome, pertencente à Diocese de Camaçari.

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, as comemorações em honra ao santo defensor contra as pestes, acontecerá durante nove dias e contará com orações e reflexões sobre seu testemunho de fé, uma vez que São Sebastião deu sua vida por amor a Cristo a fim de não renegar a sua crença religiosa. Será obedecida pela Paróquia, todas as normas instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da COVID-19, como: o limite de vagas, o estabelecimento do distanciamento de 1,5 metro dos assentos, aferição da temperatura dos fiéis e o uso obrigatório de máscaras.

Os paroquianos que desejarem comparecer presencialmente, deverão reservar sua vaga no Centro Paroquial por meio de inscrição na data anterior ao dia escolhido para participar dos festejos do seu padroeiro — por exemplo: se quiser estar na terça-feira (12/01), deve fazer sua reserva na segunda-feira (11/01) —, uma vez que serão disponíveis apenas 50 lugares.

O novenário acontecerá na Igreja Matriz, sempre a partir das 19h, excepcionalmente no domingo (17/01) que será às 18h, sendo transmitido pela Rádio Independente FM 104,9, Sistema Novo Som Publicidade e pela Pastoral da Comunicação (PASCOM) através do facebook Paróquia São Sebastião - Pascom ( https://www.facebook.com/pascompasse ).

Programação diária e dia festivo

Entre os dias 12 e 19 de janeiro, acontecerá a Santa Missa às 7h na Igreja Matriz — como forma de incluir os demais devotos que não conseguirem participar presencialmente da solene novena —, a entrada será por ordem de chegada e, assim como no novenário, deverão ser respeitadas as recomendações da OMS.

Ao longo dos festejos, nos dias 14 e 15, os fiéis poderão buscar o Sacramento da Confissão, no Centro Paroquial das 09h às 12h.

Já no domingo (17/01), às 7h, também na Igreja Matriz, será realizada a Celebração Eucarística em ação de graças pela vida dos benfeitores da Paróquia, nesta ocasião, será preciso a reserva antecipada da vaga.

O dia 20 de janeiro, o qual celebra-se liturgicamente a festa de São Sebastião, será marcado pela realização de três Missas — às 7h, 10h e 17h —, as vagas precisarão ser reservadas antecipadamente no Centro Paroquial, a fim de evitar aglomerações. As festividades serão encerradas com uma possível carreata que percorrerá as principais ruas da cidade de São Sebastião do Passé após a última Celebração Eucarística.

Para mais informações:

Centro Paroquial - Paróquia São Sebastião