O Evangelho apresenta-nos o ministério de Cristo, dizendo que ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas (Mc 1, 39); portanto, sabemos que esta região abrangia uma vasta porção de terra, com muitas cidades e vilas.
A presença e o ministério de Jesus entre os galileus adquirem um caráter muito diverso, todavia, o povo galileu era muito religioso, sendo assim, em todo lugarejo tinha uma sinagoga (Mc 1, 39), onde eles se reuniam aos sábados para as celebrações e muitos assumiam a pregação de João e se deixavam batizar por ele; dessa forma, encontramos Jesus de Nazaré que veio lá da Galiléia.
Assim, a primeira ação de Jesus na Galiléia tomou, de um modo deliberado, a forma de mensagem; essa mensagem não era um discurso, era a Palavra de Deus em toda sua totalidade.
A Igreja continua essa missão de servir! Estamos na Igreja de Cristo, por isso, somos chamados a imitar o Senhor e ressuscitar com Ele diariamente. Nesse mês das missões somos chamados e enviados a anunciar o Evangelho, logo, queremos anunciar e servir, na coragem de sermos evangelizadores, discípulos-missionários do Mestre.
Sabemos que a Igreja é sinal sacramental de Cristo no mundo e que a missão primeira consiste em anunciar; esse anúncio significa serviço, pois a nossa missão na Igreja, segundo a vida batismal, é servir aos irmãos e irmãs. Ninguém pode reter a graça de Deus ou esconder a misericórdia nas gavetas dos armários de casa. Nossa vida sacramental, ou melhor, nosso encontro com Cristo nos impele para conquistar outros.
Temos uma única certeza: a Igreja é servidora quando seus membros assumem sem reservas o mandato de Cristo. Fazer discípulos e discípulas é uma tarefa que brota do coração e que entra na vida. Não podemos temer, mas ter a coragem de sair para enfrentar as correntezas do mundo.
Missão é servir, é doação e partilha. Vamos motivar o nosso coração para a campanha missionária 2015, devolvendo em nossas comunidades o envelope com a nossa contribuição. Esse é nosso sinal de que estamos em comunhão com a Igreja de Cristo, pois servimos o Senhor nos irmãos e irmãs.
Pe. Valmir Miranda