Idosos de Camaçari são atendidos no projeto Arte de Viver

A população idosa de Camaçari, mas especificamente aqueles que têm a partir de 60 anos, tem sido contemplada desde abril com o projeto Arte de Viver. A iniciativa é uma idealização da Diocese de Camaçari, através da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC).

As atividades do projeto acontecem semanalmente e possibilitam mais qualidade de vida, convívio social saudável com momentos prazerosos, alegres, palestras socioeducativas, jogos, músicas, atividades corporais, apoio psicológico e prevenção para redução das incapacidades.

Atualmente, 60 idosos estão cadastrados e, a cada quarta-feira, encontram-se no Centro Pastoral São João Paulo II (Chácara dos Padres) para realizar a programação que inclui oração, café da manhã, reflexão do Evangelho e atividades que são divididas em fisioterapia, trabalhos manuais, jogos, terapia em grupo, manicure, acompanhamento psicológico e almoço. Uma das contempladas pelo Arte de Viver, a idosa Maria de Lourdes, de 74 anos, ressalta que o projeto é “bom demais, seria bom que fosse todos os dias".

Todo o projeto é mantido por doações de membros da própria comunidade, que doam alimentos e materiais, e por voluntários de fisioterapia, enfermagem, psicologia, cozinheiras e estagiários, que doam seu tempo semanalmente em prol do projeto dos idosos. "Ser voluntária é uma maneira de dedicar meu tempo, é um prazer participar desse projeto que leva lazer e distração aos idosos”, afirmou uma das voluntárias da paróquia catedral São Thomaz de Cantuária.

A Ir Virginia dos Santos, responsável por administrar o projeto falou sobre a iniciativa. "O Arte de Viver foi idealizado por Dom Petrini. Ele designou a missão a nós, as ' Irmãs Franciscanas da Imaculada´. Iniciamos as ações aos poucos e atualmente já conseguimos atender um grande grupo de idosos. Infelizmente não podemos abrir novas inscrições, pois não temos recursos necessários para expandir o projeto",  lamenta.

Os interessados em colaborar com o Projeto com doações ou serviço voluntário podem entrar em contato com a Ir Virginia pelo telefone 3622-9646.

Publicado : 16/10/2014