Formação : Julho mês dos avós e da gratidão

Julho, mês dos avós. Fonte de experiência, dedicação, sabedoria e educação. Ter experiência é um ato natural de quem vem a este mundo. Desenvolver sabedoria, no sentido profundo da palavra, é deixar-se guiar pelo amor de DEUS, é usar o seu método valorizando todas as coisas e pessoas como Ele valoriza. É desenvolver os talentos que DEUS colocou em nossas vidas. Pois sábio é o humano que não faz o que convém, mas o que é certo na hora certa e do jeito certo. Educar-se nesse caminho é descobrir o sentido da vida, a razão pelo qual existimos.

Quem é bem educado na escola da sabedoria valoriza as pessoas, as experiências e ensinamentos dos educadores, dos avós, como Joaquim e Ana, os avós de Jesus.

Nesse mês também a nossa Igreja dedica-se a uma animação e conscientização da responsabilidade de cada cristão católico em ser dizimista, isto é, fazer a experiência de gratidão a Deus. Se Deus te deu força, saúde, coragem, agradeça...agradeça devolvendo um pouco do muito do que tu ganhas àqueles que o próprio Cristo pediu para evangelizar, seus discípulos. Para evangelizar precisa de gastos, materiais, deslocamentos, formação e situações humanas, isto é, aplicar recursos nas dimensões sociais, religiosa e missionária. Ajude, colabore com Deus na evangelização do mundo através da igreja que somos nós, pessoas batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Seja um dizimista. Procure a secretaria da sua paróquia e faça essa experiência de amor. Se já és dizimista, que Deus continue cobrindo de graças e amor.

Mas, então, sobre os homens e mulheres adultos? Como você se dedica em respeitar e valorizar àqueles que vieram antes de nós, na sua família e fora dela?

Todos nós envelheceremos um dia se não morrermos jovem. Pois "envelhecer é obrigatório", é algo natural dos mortais; crescer é opcional. Crescemos não só em tamanho, estatura, mas também em conhecimento, em profissionalismo, em entendimento, em coisas novas, na fé e no amor. Opte em crescer assim. "Cada um de nós compõe a sua história cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz". Por isso não fique "num trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a vida passar".

Não desperdice sua vida. Viva-a com intensidade e amor. Fuja da violência e dos vícios, faça uma boa aventura nesta Terra. Busque DEUS, faça experiência com ele através da fé e engaje-se numa pastoral, num serviço do bem, pois só colhe aquilo que se planta. Tudo de bom.

Pe. Reinaldo Balbino dos Santos

Sobre Pe Reinaldo Balbino

Bacharel em Teologia e Filosofia, nascido e criado em São Sebastião do Passé,

é pároco na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Dias D´Avila.