Formação : Funcionários das Paróquias e Cúria Diocesana participam de encontro de capacitação

A Diocese de Camaçari realizou nesta segunda (06/06) um dia de formação para secretários das paróquias e cúria diocesana. O encontro foi realizado no Centro Diocesano São João Paulo II, reunindo diversos funcionários.

O encontro dividido em duas etapas, no período da manhã contou com a presença do Missionário Aristides Madureira, de Uberlândia (MG), Diretor da Editora Católica A Partilha, que tratou sobre o secretariado paroquial seus princípios fundamentais, código de ética, gestão da informação, Paróquia e seus espaços e o poder da comunicação.

Durante o encontro foi propiciado dois momentos de partilhas em grupos, no primeiro cada um foi convidado a olhar para si e observar os aspectos físico, emocional, intelectual, espiritual em busca do próprio equilíbrio. E num segundo momento foram sugeridas maneiras de coletar informações relevantes para a gestão paroquial a exemplo de quantidade de pastorais, faixa etária e gênero dos fiéis, obras sociais existentes etc. As sugestões foram coletadas e enviadas para Cúria, a fim de consolidar e ter uma melhor indicação para as paróquias realizarem essa coleta e gerenciamento das informações.

No período da tarde, além dos secretários os tesoureiros das paróquias puderam conhecer o Manual de Procedimentos Administrativos da CNBB no âmbito Contábil Financeiro, que foi apresentado pela Contadora Márcia Freitas. Questões referentes e sistemas financeiros e contabilidades foram abordados.

O bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, também dirigiu uma palavra aos presentes e ficou satisfeitos com a presença dos funcionários, que periodicamente vem participando de encontro de formações e capacitações promovidas pela Diocese.

Publicado : 07/06/2016