Formação :  A Espiritualidade do dízimo

Espiritualidade do Dízimo

A Espiritualidade é a base da nossa vida Cristã, é o que nos move e nos motiva, o que nos faz permanecer firmes e fiéis. Ela vai se moldando através das experiências de fé que vivenciamos essas que não são visíveis. O essencial é invisível aos olhos (Exupery, em O Pequeno Príncipe). A Espiritualidade do Dízimo traz a essência dessa experiência de fé.

A opção pelo dízimo carrega em si a experiência do divino. É um verdadeiro mover do Espírito em nós. Assim vamos fazendo, de forma imperceptível a experiência do dízimo na vida cristã. Nesse sentido podemos falar de comunhão, de participação, de solidariedade. (Pe. Jerônimo Gasques, em Espiritualidade do Dízimo)

Nesse sentido, podemos afirmar que dízimo e dinheiro não são a mesma coisa! Temos um grande desafio de desvincular o dízimo da única imagem atribuída a ele, a contribuição material. A espiritualidade do dízimo é a possibilidade de vencer esse desafio. Sabemos que há necessidades financeiras para a Evangelização, para que obedeçamos à ordem do Mestre: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". Mc16,15. E  para que se cumpra o desejo de Deus revelado ao profeta Malaquias: “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento na minha casa”. O dinheiro se faz necessário, porém ele deve ser  uma conseqüência  da nossa espiritualidade, da vivência da nossa fé, do nosso ser Igreja, corpo místico de Cristo. Costumamos dizer que o dízimo é a devolução a Deus daquilo que Ele nos deu, sendo assim, se só levamos à Igreja algo material reduzirmos a graça de Deus na nossa vida, que é o maior dom que Ele nos entregou.

Não digas no teu coração: a minha força e o vigor de meu braço adquiriram-me todos esses bens. Lembra-te de que é o Senhor, teu Deus, quem te dá a força para adquiri-los, a fim de confirmar, como faz hoje a aliança que jurou a teus pais. Dt 8, 17-18

Pertencemos à Igreja de Cristo, e só podemos tomar parte de suas necessidades espirituais e materiais se, de fato, nos agimos como membros dela, desse corpo místico de Cristo. Só conseguiremos viver a plenitude do dízimo se nos lembrarmos diariamente o que São Paulo escreveu à comunidade de Corinto: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.(...)Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele. Ora, vós sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros".I Cor 12, 13-14; 26-27.

Que a vivência do dízimo em nossa vida nos ajude no exercício da misericórdia.

Deus nos abençoe!

Carina Suely Reis Cerqueira

Missionária da Comunidade Estrela Guia - São Sebastião do Passé

Sobre Carina Reis

Missionária da Comunidade Jesus Estrela Guia, Membro da Pastoral Diocesana do Dizimo e Paróquia São Sebastião do Passé.

Publicado : 07/07/2016