Em cerimônia emocionante e com a Catedral São Thomaz de Cantuária lotada, a comunidade católica participou de um dos momentos mais importantes para Diocese de Camaçari, a posse dos cônegos que foi realizada nesta quinta-feira (02/08) em Camaçari.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini e tomaram posse os padres André Alexandre, Celsides Santana, Euclides Cardoso, Luiz Orlando, Osmar Freire Jr., Paulo Roberto, Reginaldo Freitas e Vilauba Alves nomeado cônego honorário.
Na ocasião foi celebrada a Liturgia das Horas, além de adoração ao Santíssimo Sacramento e dos tramites necessários para posse dos cônegos.
CÔNEGO
O cônego é um presbítero que vive sob a regra da igreja e tem por objetivo desempenhar funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral. O conjunto dos cônegos forma o Cabido que significa o colégio reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior. O Cabido, é obrigado a ter seus estatutos próprios estabelecidos por legítimo acto capitular e aprovados pelo bispo diocesano (can. 504). Historicamente, a função do cabido de cónegos é a de assegurar o serviço religioso da catedral, colegiada ou igreja a que pertence. Tal serviço inclui não somente a celebração da Missa, mas também e principalmente a Liturgia das Horas. Nesta quinta (02) será celebrado a Liturgia das Horas, dom João Carlos Petrini, vai presidir a celebração. Clique aqui e confira as fotos da posse.Texto: Diocese de Camaçari
Publicado em 02/08/2012 às 21:28