O padroeiro da Diocese de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, foi reverenciado por uma multidão de fieis durante o encerramento dos festejos ocorrido nesta quarta (07/01). Os devotos desde cedo puderam participar de uma serie de atividades que incluiu Oficio de Nossa Senhora, Missa dos Homens, dos Enfermos e das Crianças, além de um café da manhã partilhado.
O ponto alto dos festejos é a procissão que este ano saiu da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Novo Horizonte, em direção a Catedral São Thomaz de Cantuária, situada na praça Desembargador Montenegro.
Durante o percurso os fieis se revezavam para segurar o andor em que estava o santo padroeiro, São Thomaz de Cantuária. A procissão foi animada pelo pároco da Catedral, Pe. Valmir Miranda e o Ministério de Música Graça do Espírito Santo, da paróquia Santa Luzia, também de Camaçari.
A Missa festiva foi realizada em um palco montado em frente a Catedral e foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini. Na homilia, ele disse que "juntos como povo de Deus, como irmãos aqui estamos para pedir pela nossa cidade, por seus moradores, pela paz em nossas famílias , em nossas ruas, adolescentes, jovens, administradores, trabalhadores por todos que tem a responsabilidade pela construção do bem comum, confiamos a intercessão de São Thomaz para que cada um seja iluminados por Cristo em seu caminho e a sua responsabilidade"
Ressaltou ainda que "É motivo de orgulho e esperança perceber que a nossa cidade de Camaçari continua crescendo enquanto outros lugares passam por situações de crise. A Igreja participa deste dinamismo de Camaçari com o anuncio do Evangelho, com ele é possível a vida fraterna e o exercício da caridade, como escreveu o papa emérito Bento XVI na encíclica "Caritas in veritate" 'O anuncio de Cristo é o primeiro e principal fator de desenvolvimento'. Durante a homilia Dom Petrini falou ainda sobre o caminho que a Diocese está fazendo junto a Universidade Católica do Salvador e Prefeitura de Camaçari para a implantação de um Campus da Universidade no município, inclusive com curso de Medicina e Hospital Escola. Além de uma Escola Católica do Ensino Fundamental, passos esses que contribuem para o desenvolvimento da cidade e região de Camaçari.
Assim que chegou a Camaçari, em 1977, a professora Neiriam Teles, de 57 anos, se familiarizou com o santo por ser o padroeiro da única Igreja católica que existia no município. Ela lembra com orgulho de poder acompanhar a transformação física da então pequena Igreja em Catedral e de ver a fé e devoção de tantos outros fieis a São Thomaz.
O jovem David Pomponep, de 22 anos, falou que com o novenário a cidade de Camaçari é convidada a voltar-se para o menino Jesus, uma vez que os festejos começam após o Natal do Senhor. E celebrar a festa de São Thomaz é recordar sua história, sua dedicação e fidelidade para com Deus e com a Igreja.
O pároco da Catedral, Pe. Valmir Miranda destacou que a festa do padroeiro esse ano foi surpreendente, principalmente nas noites da novena em que a Igreja Catedral esteve cheia todos os dias. Ele falou da expectativa para o Jubileu de Ouro, ou seja, os 50 anos de fundação da Paróquia, que acontecerá em novembro do ano que vem, mas que as atividades ganharão mais força ao longo desse ano.
O tema central dos festejos esse ano foi “Inspirados na missão de São Thomaz de Cantuária: viver a alegria do Evangelho na Igreja da Misericórdia”. No final da Santa Missa campal, os fieis puderam louvar ao som do Ministério de Música Graça do Espírito Santo.
Confira as fotos clicando aqui
Publicado : 08/01/2015