São Tomé foi um dos doze Apóstolos de Jesus e foi ele que fez uma das maiores confissões de fé quando ao encontrar Jesus Ressuscitado proclamou “Meu Senhor e meu Deus”. Na Diocese de Camaçari, a Paróquia dedicada a São Tomé vai celebrar a festa do seu padroeiro entre os dias 27 de junho e 07 de julho, na Gleba E, em Camaçari.
Neste ano, motivados pelo ano da oração, o novenário tem como tema “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1) . Durante cada noite da novena será aprofundado um trecho da oração do Pai-Nosso.
O novenário acontece de 27 de junho a 06 de julho às 18h na Igreja Matriz. A festa solene será realizada no dia 07 de julho com procissão às 16h saindo da Igreja Matriz e no retorno haverá Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
SÃO TOMÉ APÓSTOLO
São Tomé Apóstolo, também conhecido como Tomé, o Dídimo, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele é mais famoso pela sua dúvida quanto à ressurreição de Cristo, ganhando o apelido de "Tomé, o Incrédulo". Após a ressurreição, Tomé declarou que só acreditaria se visse e tocasse as feridas de Jesus, o que lhe foi concedido, levando-o a uma profunda confissão de fé. Além de sua figura ligada à dúvida e fé, São Tomé desempenhou um papel crucial na propagação do cristianismo, especialmente na Índia, onde, segundo a tradição, ele pregou e foi martirizado. Ele é venerado como santo tanto pela Igreja Católica quanto pela Igreja Ortodoxa, e sua festa é celebrada no dia 3 de julho.