Fé e devoção levam fiéis à Fonte de Santa Luzia na Gleba C

[caption id="attachment_18959" align="alignright" width="300"] Padre Márcio Menezes é paróco da Igreja de Santa Luzia (Foto: Sheila Barretto/CN)[/caption]

Celebra-se hoje (13/12) o dia da Padroeira da Protetora dos olhos

O site Camaçari Noticias entrevistou  o Pe Márcio Menezes, pároco da Paróquia Santa Luzia, na Gleba C em Camaçari. Durante entrevista o padre falou sobre a festa da padroeira, projetos sociais e a fonte de Santa Luzia, confira :

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7). Este trecho da Bíblia define bem o sentimento daqueles que procuram a fonte de Santa Luzia, recém-construída na frente da Igreja dedicada à santa, no bairro da Gleba C, em Camaçari. É por fé na mártir, considerada como a protetora dos olhos, que os fiéis católicos buscam a água benta para curar as doenças da visão. A reportagem do Camaçari Notícias esteve na igreja e conversou com o padre Márcio Menezes sobre Santa Luzia, a fonte e o trabalho social desenvolvido pela paróquia.

De acordo com o Pe. Márcio, a história de Santa Luzia começa no século IV. Conta-se que Luzia pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ela ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. A família queria que ela se casasse, porém a jovem recusou e vendeu tudo que tinha para doar aos pobres. Foi perseguida pelas autoridades e decapitada em 303.

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia foi devidamente confirmado, mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão (Luzia deriva de luz), já era exaltada desde o século V. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos. Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.

Munidos desta mesma fé, católicos de diversas localidades de Camaçari têm ido à fonte de Santa Luzia para pegar um pouco da água e passar nos olhos em busca da cura de problemas como catarata, glaucoma ou qualquer outra enfermidade oftalmológica. O padre Márcio conta que a fonte foi erguida em comemoração aos 4 anos da paróquia.

“Nós fizemos a fonte de Santa Luzia pra que os devotos pudessem vir aqui pegar sua água benta e levar pra casa. Para a construção da fonte nós tivemos diversos parceiros, como o vereador Adalto, mas principalmente os dizimistas com ajuda com cimento, com bloco, com a mão de obra e a gente conseguiu fazer. Assim conseguimos uma forma de manter a tradição viva. A igreja fica aberta de segunda a sexta, das 8h ao meio dia e das 14h às 17h30 e a pessoa pode vir pegar a água na hora que quiser na fonte de Santa Luzia”.

Festa de Santa Luzia

Sempre no mês de dezembro, é realizada na paróquia a novena dedicada à santa. “Do dia 04 ao dia 12 é a nossa grande novena em honra a Santa Luzia, com oração, louvor e pregação. Dia 13, que é a grande festa, a partir das 16h30, na Praça dos 46, terá um trio com show de Regi FX, Cássio Calmon e convidados, até às 18h30, quando a procissão sai dos 46, vindo para Gleba C com a banda MM Jazz. Chegando aqui tem a celebração da missa depois terá um show com a banda de Salvador, Nascidos da Cruz no trio elétrico”, contou o padre.

Projeto social

A Igreja de Santa Luzia também realiza um belíssimo projeto social com famílias carentes. “Toda a sexta a gente acolhe 100 famílias que vêm para receber a sopa, graças a ajuda de vários mercados. E no mês de outubro a gente faz uma comida baiana pra essas famílias. Neste dia tem massagem, fisioterapeuta, veterinário, podologia, pula-pula, médico, corte de cabelo, barba, tudo gratuito pra eles. Eles chegam pela manhã e saem à tarde, tem sempre uma atração musical, a gente tem um trabalho social muito bom. Em dezembro, na próxima sexta, a gente finaliza com um café da manhã ou um almoço com todas essas famílias”.

O projeto não atende somente à população da Gleba C, mas a qualquer um que deseje participar. Basta procurar a igreja. “Quem chega a gente faz a ficha, tem a sopa, a gente dá brinquedo, roupa, e quando alguém precisa de um médico, de um dentista, a gente corre atrás pra ver o que é que a gente pode fazer”.

A Igreja de Santa Luzia está localizada na Rotatória da Rua 06, s/n – Gleba C.

Fonte : Camaçari Noticias Publicado : 13/12/2017