Fé e devoção marcam o encerramento dos festejos em louvor a São Gonçalo

Após quatro dias de meditação, oração e louvor, ainda sedentos da palavra de Deus, o povo católico de São Francisco do Conde vindo de vários cantos da paróquia, participou na segunda (28) da grande festa, em que se celebra o santo padroeiro, São Gonçalo.

A Missa solene realizada na manhã desta segunda– feira foi presidida pelo Frei Rogério Rodrigues, OFM, pároco da Paróquia São Gonçalo.

Ele iniciou a homilia contando um pouco da história do santo. De acordo com o sacerdote, São Gonçalo é de origem portuguesa, de família nobre. Ao ingressar nos estudos teológicos descobre a vocação sacerdotal. Faleceu em 10/01/1262, e foi beatificado no ano de 1961 pelo Papa Pio VI.

Em seguida prosseguiu dizendo, “uma festa religiosa é tempo de descoberta e de escuta de Deus; é momento abençoado de missão, de evangelização; momento de dialogo com a cultura, e com a sociedade. Uma festa religiosa é lugar de acolhimento ao que Deus nos diz por intercessão do santo e através de nós quer realizar. Uma festa religiosa tem que ser essencialmente um convite a valorizarmos a família humana que somos”.

“Celebrar a festa do santo, dizer que somos Igreja Viva da Eucaristia é procurar sair de uma realidade onde não está presente a vida, onde não está presente o amor fraterno, onde não está presente a solidariedade, e ir para uma vida onde tudo isso se faz presente”, completou.

Encerrada a missa os fiéis saíram em procissão levando a imagem do padroeiro pelas ruas do centro da cidade. Ao retornarem para a Igreja Matriz todos puderam comer um delicioso feijão e outros petiscos ao som romântico de Almir Reis.

[gallery link="file" order="DESC" columns="4" orderby="post_date"]

Fonte : RC News Fotos : Paróquia São Gonçalo Publicado : 29/01/2019